Avançar para o conteúdo principal

Os 10 mandamentos e os 7 pecados mortais ou as 10 directivas e as 7 virtudes da nova ordem


Estes são os 10 mandamentos

1- Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.
2- Não invocar o santo nome de Deus em vão.
3- Santificar os Domingos e festas de guarda.
4- Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
5- Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo).
6- Guardar castidade nas palavras e nas obras.
7- Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).
8- Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo)
9- Guardar castidade nos pensamentos e desejos.
10- Não cobiçar as coisas alheias

Estes são os 7 pecados mortais
1-Arrogância;
2-Inveja;
3-Ira;
4-Preguiça;
5-Avareza;
6-Gula;
7-Luxúria;
---
Estas são as 10 directivas da nova ordem
1- Adorar a Deus, reconhecê-lo e amá-lo em todas as coisas, em todos os seres;
2- Invocar o nome de Deus sempre que quiser no sentido do bem, da justiça e do equilíbrio;
3- Santificar e glorificar cada dia;
4- Honrar pai e mãe, os velhos, as crianças e nós próprios;
5- Cuidar e fazer crescer;
6- Guardar e privilegiar a clareza da mente ou do espírito nas palavras e nas obras;
7- Contribuir ou preservar os bens do próximo, privilegiando o bem, a justiça e o equilíbrio;
8- Elogiar e motivar;
9- Guardar e privilegiar a clareza da mente nos pensamentos e desejos;
10- Desejar a prosperidade do próximo - a um nível espiritual, mental ou material.

Estas são as 7 virtudes vitais
1-Modéstia;
2-Reconhecimento;
3-Compaixão;
4-Proactividade;
5-Generosidade;
6-Moderação;
7-Equilíbrio.
Última directiva - encontra tu próprio as TUAS directivas numa perspectiva de equilíbrio interior e da harmonia do sistema em que te inseres;
Oitava virtude: auto-consciência.
---
"O mais interessante neste mundo não é tanto a tua posição, mas a direcção em que segues."
Oliver Wendell Holmes
---
"Ave Maria" - Rebecca Luker

Comentários

Simplesmente genial...
Um grande abraço :)
Unknown disse…
Existem tantas versões dos dez mandamentos que me parece vazio continuar a insistir nos moldes desta lista ancestral. Sejam os mandamentos de deus, sejam os mandamentos da santa igreja, sejam outras versões que fundem estas ou até derivações destas. Não é fácil ter uma posição destas já que me arrisco a ser apedrejada... porque não acho que se deva adorar qualquer deus, porque acredito que a crença em "algo superior" é uma consequência da não aceitação da vida enquanto etapa finita (ou conjunto infinito de várias etapas finitas) e consequência de um certo medo/receio do que se sofrerá se não se obedecer a alguém... o que é uma cultura de dependência... fazer o bem, sim, para ser melhor, e não para evitar o castigo...
Anónimo disse…
Brilhante com algo de chocante! Afinal está-se a mexer com uma "mensagem divina", mas confesso que adorei a mudança de sentido do negativo para o positivo!!!

Concordo que esta seria a tonalidade se os originais tivessem sido escritos nesta época, porque, apesar de todos os nossos esforços ao contrário, sempre evoluímos qualquer coisa. É a minha esperança que tenhamos agora a abertura de viver de acordo com esta nova versão, porque não portamos lá muito bem com a antiga ;)
Paula NoGuerra disse…
Uma das melhores versões que eu já li dos 10 mandamentos foi no livro do Neale Donald Walsh nas "Conversas com Deus" e acredito profundamente os 10 mandamento são mal interpretados.
Ainda bem que te lembraste de chamar isso á atenção.
Somos o que pensamos que somos!!!
Jocas********
Nunca será demais apresentarmos a nossa alternativa ao que pensamos que poderia ter sido feito de uma forma mais positiva.
Especialmente se ainda formos a tempo de o fazer.
Unknown disse…
Concordo com a elaboração de uma alternativa. Memo quando não se vá a tempo do próprio, há sempre a lição que fica para outros. Como neste caso.
e eu concordo com a tua concordância ;) abç
Paulo disse…
Interessante blogue!!!
Obrigado
Paulo
Anónimo disse…
Simplesmente genial!

Somos as formas de pensar, sentir e agir.

Cris
O que é a Nova Ordem? é este o nome? são estes os princípios? Vai materializar-se?
1 abraço
A Nova Ordem é pura e simplesmente uma alternativa ao que se faz, ao que se pensam, ao que se diz...a Nova Ordem é a reformatação dos referenciais tendo em conta não a conquista ou superioridade mas o contributo para a harmonia e equilíbrio.
A Flor disse…
Gostei imenso! :)

E já tinha imeeeeensas saudades de visitar este teu sábio cantinho.

Então o cabelito cresceu!!!! Ficas bem com.. ou... sem cabelo! lol lol

Beijinho da Flor
A Flor disse…
Ah e concordo... o que importa, é o caminho a seguir... grande verdade! :D

o meu sorriso para ti e um beijo primaveril

Flor
...e para ti um sorriso primaveril :)
Anónimo disse…
Para o final de novembro vai sair um livro que vai despertar e deliciar muitas mentes curiosas e sedentas... o livro chama-se Pedra Dura e esta relacionado com os 10 mandamentos. Nao vos posso adiantar mais mas acreditem, o livro nao vos vai decepcionar!
Nao é minha intençao aproveitar-me para fazer publicidade mas,ao "esbarrar" com este blog, nao pude deixar de vos informar.
Parabens pelo blog, é bom saber que cada vez mais pessoas se interessam por si, pelo cosmos, que sentem curiosidade e vontade de descobrir...
Anónimo disse…
existe alguma relação entre os 7 pecados capitais e os 10 mandamentos ?
qual ?
Anónimo disse…
a única relação cientificamente conhecida,é que são ambos um embuste. Vive a tua vida como te a apetece viver, e não esperes directivas nem restrições de terceiros.
Os 10 mandamentos têm origem na Bíblia (Antigo Testamento), os 7 pecados mortais/capitais são uma criação da igreja católica para classificar determinadas condições/características humanas.
Anónimo disse…
Isso é o que se fala publicamente da Nova Ordem, claro que se colocarem a verdade ninguém vai aceitar! Tudo isso é fantasia a Nova Ordem vem como diz a Bíblia para cumprir os sinais do fim dos tempos e isso não será nada agradável. Quem quizer saber como será basta ler a bíblia. "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas"...
Não percebi. Pode ser mais claro/a?
MacTony disse…
Confesso que entrei aqui por acaso. Pesquisava eu no google pelos 7 pecados mortais, dos quais já não me lembrava de todos, quando me senti impelido a ler também os da "nova ordem". De tanto que concordo com eles que não quis deixar passar a oportunidade de deixar um grande abraço, um enorme obrigado e um eterno bem-hajas. Gostei também de alguns comentários anteriores ao meu, e, se me é permitido, gostava de também deixar uma coisinha minha aqui, com todos vós. Sou cristão por opção, gnóstico por convicção. Sou gnóstico no sentido restrito da palavra, no sentido em que acredito encontrarmos Deus não só lá fora mas, sobretudo dentro de nós próprios. A gnose, como todos sabemos, é uma palavra que deriva do grego e exprime o conhecimento intuitivo. Não aquele tipo de conhecimento que aprendemos pelos outros ou pelos nossos sentidos, mas aquele que intuimos, que já sabiamos antes de saber, que provem da alma. E Deus é esse tipo de conhecimento. Não é preciso que nos falem sobre Ele, nós conhecêmo-Lo, sentimo-Lo bem dentro de nós. Todos nós, cada um à sua maneira, mas todos. O gnosticismo não é uma religião é uma atitude e não é exclusivamente cristã. Eu sou, escolhi-o ser. Não pela propaganda biblica que foi compilada por politicos em Niceia, mas tão somente pela regra de ouro que passou a imperar entre as primeiras comunidades cristãs. Se até aí a grande regra social era o não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti, com Cristo, a regra passa a, faz aos outros o que gostavas que te fizessem a ti. Sejamos pois positivos, como já álguém aqui disse
Grato, MacTony. Precioso comentário. Espero que regresse a este nosso blog. Bem haja. Mário Rui
Anónimo disse…
Desculpe-me mas o terceiro mandamento é bem claro para que se guarde o sábado e não o domingo.
Hoje em dia, a igreja católica apresenta o sabath como o domingo o dia do senhor, embora no texto original se identifique o sétimo dia como o sábado.
Creio que esta "actualização" da igreja católica mais uma vez se deverá à ligação aos interesses económicos e menos à palavra do senhor. Mas obrigado pelo seu comentário. Penso que será de qualquer forma irrelevante para a mensagem que procuro passar.

Mensagens populares deste blogue

Um caminho para a Luz, apenas um caminho...

Falamos e ouvimos falar tanto da Luz. De uma Luz. Uma Luz que nos ilumina, que nos acompanha, que está dentro de nós. Para alguns essa Luz é Deus, para outros o Universo, a força do Universo, a Energia Universal, o Ki, o Amor, a Paz. A Luz é tanto em nós e quanto mais nos sentimos no seu caminho mais a enriquecemos conceptualmente, tornando-a mais rica e poderosa. Para outros que se sentem distantes deste conceito, admitir a possibilidade de uma Luz, que ilumina e acompanha o seu ser é uma proposta de alienação do seu próprio conhecimento ou auto-construção. É algo que não faz sentido porque os distrai de si mesmos. A estes direi que a Luz de aqui falo-escrevo é também exactamente isso: o seu próprio conhecimento e força de construção. Assim, seja você uma pessoa mais racional ou uma pessoa mais espiritual, a proposta de caminho que aqui lhe deixo é uma proposta pragmática e universal. Que será tanto ou mais espiritual, tanto ou mais racional, conforme o seu próprio sistema de crenças ...

Mudança – O eterno caminho humano

Mudança – O eterno caminho humano (artigo publicado na Revista Saúde Actual - Nov/Dez 2024) "A mudança é a essência da vida." Reinhold Niebuhr A vida é mudança, evolução, crescimento, expansão. Aceitar e abraçar a vida é abrirmo-nos a esse crescimento, a essa constante mudança. A mudança de aspectos da nossa personalidade é sempre um tema controverso que gera, por vezes, discussões acesas - completamente desnecessárias, a meu ver. Isto porque há quem defenda acerrimamente a ideia de que as pessoas não mudam, elas apenas são como são e vão-se revelando ao longo do tempo. E, por outro lado, há quem defenda que as pessoas mudam e que em alguns casos até devem de mudar. No entanto, a discussão não se coloca entre se as pessoas mudam ou não mudam, mas sim na constatação biológica que todo o ser vivo tem um potencial adaptativo e evolutivo - como tal, tem um potencial ou possibilidade de mudança. "Mas se assim é, porque é que algumas pessoas parecem ficar cristalizadas e por ...