Avançar para o conteúdo principal

Bondade

"Nada é mais raro que a verdadeira bondade; até os que julgam tê-la apenas têm normalmente condescendência ou fraqueza."
François La Rochefoucauld 


Se você discorda do que faz ou diz, o seu companheiro ou companheira, marido ou mulher, filho ou filha, mãe ou pai, avô ou avó, amigo ou amiga, irmão ou irmã, vizinho ou vizinha, colega ou chefe... e tolera em silêncio o que ele ou ela faz ou diz, isso não é ser bondoso para com esse ser.

A sua bondade pode ter um papel activo e discordante. A sua amizade, o seu amor, a sua relação familiar ou companheirismo, quando a pretende como uma relação de qualidade e com bondade presente, pode implicar uma discórdia activa e construtiva. Quase militante.

Ser bom, não implica calar, ficar em silêncio, estar sempre disponível, tolerar...
Esse tipo de "bondade" poderá ser tóxica para quem a dá e para quem a recebe.
Ser bom implica ajudar e ajudar o próximo a ajudar-se.
Não necessariamente, aceitar ou apoiar incondicionalmente ou eternamente.

Até mesmo quando se ensina uma criança a andar, há um momento em que a temos de largar para ela poder avançar por si própria.
O momento em que a largamos é um momento de amor e de bondade.

Assim, também nas relações a outra face que se dá, não é a mesma face do condescendente, do fraco ou do sempre tolerante.
A outra face que se dá é a face do que discorda, do que não tolera, do que aponta um caminho ou solução.
Restará ao outro aceitar ou não aceitar, mas não a si eternamente dar ou tolerar.

www.MarioRuiSantos.net
www.Hipnose.Pro

Comentários

Anónimo disse…
Bondade é ser bom e estar disponível. Ponto!
Tudo o resto é conversa!

Mensagens populares deste blogue

Um caminho para a Luz, apenas um caminho...

Falamos e ouvimos falar tanto da Luz. De uma Luz. Uma Luz que nos ilumina, que nos acompanha, que está dentro de nós. Para alguns essa Luz é Deus, para outros o Universo, a força do Universo, a Energia Universal, o Ki, o Amor, a Paz. A Luz é tanto em nós e quanto mais nos sentimos no seu caminho mais a enriquecemos conceptualmente, tornando-a mais rica e poderosa. Para outros que se sentem distantes deste conceito, admitir a possibilidade de uma Luz, que ilumina e acompanha o seu ser é uma proposta de alienação do seu próprio conhecimento ou auto-construção. É algo que não faz sentido porque os distrai de si mesmos. A estes direi que a Luz de aqui falo-escrevo é também exactamente isso: o seu próprio conhecimento e força de construção. Assim, seja você uma pessoa mais racional ou uma pessoa mais espiritual, a proposta de caminho que aqui lhe deixo é uma proposta pragmática e universal. Que será tanto ou mais espiritual, tanto ou mais racional, conforme o seu próprio sistema de crenças ...

Mudança – O eterno caminho humano

Mudança – O eterno caminho humano (artigo publicado na Revista Saúde Actual - Nov/Dez 2024) "A mudança é a essência da vida." Reinhold Niebuhr A vida é mudança, evolução, crescimento, expansão. Aceitar e abraçar a vida é abrirmo-nos a esse crescimento, a essa constante mudança. A mudança de aspectos da nossa personalidade é sempre um tema controverso que gera, por vezes, discussões acesas - completamente desnecessárias, a meu ver. Isto porque há quem defenda acerrimamente a ideia de que as pessoas não mudam, elas apenas são como são e vão-se revelando ao longo do tempo. E, por outro lado, há quem defenda que as pessoas mudam e que em alguns casos até devem de mudar. No entanto, a discussão não se coloca entre se as pessoas mudam ou não mudam, mas sim na constatação biológica que todo o ser vivo tem um potencial adaptativo e evolutivo - como tal, tem um potencial ou possibilidade de mudança. "Mas se assim é, porque é que algumas pessoas parecem ficar cristalizadas e por ...