Avançar para o conteúdo principal

A (R)EVOLUÇÃO


Vejo cada vez mais próximo o dia em que o homem acorda e começa a acreditar nele próprio, como a fonte do bem, da cura e do equilíbrio.

Vejo cada vez mais próximo o dia em que o homem põe de lado a sua dúvida e finalmente entende que ele é o zelador e o feliz guardião do planeta.

Vejo cada vez mais próximo o dia em que o homem vê o outro homem não como outra parte mas sim como o mesmo homem.

Vejo cada vez mais próximo o dia em que o homem ensina ao homem que o seu papel é cuidar, fazer crescer, fazer viver...

Vejo cada vez mais próximo o dia em que o homem não precisa de temer, de se proteger, mas sim amar.

Vejo cada vez mais próximo o dia em que o homem se liberta do jugo de um formato de homem que não é nem nunca foi o seu.

Vejo cada vez mais próximo o dia da revolução tranquila. Vejo-o a acontecer. A cada dia...o reforço da evolução.

---
evolução
do Lat. evolutione
s. f.,
acto ou efeito de evolver-se;
passagem lenta e gradual de uma a outra forma estável;
desenvolvimento progressivo de uma ideia;
movimento regular de tropas em manobras ou de esquadras de navios;
movimento de certas aves ou de aeroplanos, voando;
teoria biológica que admite a transformação progressiva das espécies;
crescimento sucessivo;
mudança.

---
"O degrau de uma escada não serve simplesmente para que alguém permaneça em cima dele, destina-se a sustentar o pé de um homem pelo tempo suficiente para que ele coloque o outro um pouco mais alto."

---
T-REX "CHILDREN OF THE REVOLUTION

Comentários

Anónimo disse…
Eu utilizo muito a metáfora do degrau!Por vezes pensa-se que subimos um degrau e já chegámos ao fim do caminho, no entanto na maior parte das vezes não é bem assim; cada degrau deve ser escalado de forma segura para não se tropeçar. No entanto se isso acontecer o melhor é levantar-se, sacudir-se e seguir em frente, mais atentamente e com mais segurança
Unknown disse…
Porque é que este texto, numa primeira leitura me pareceu claro (evolutivamente em si) e na segunda, talvez mais atenta, pareceu um pouco utópico?

Não conhecia a metáfora do degrau e, à medida que reflito, mais abrangente e simplificadora parece. Obrigado.
a aparente utopia é a mãe das novas realidades atingidas e intermédias ;) obrigado eu
Anónimo disse…
“With love in your eyes and a flame in your heart
Gonna find yourself some resolution
A million miles with one step
And you’ll find yourself yet
When you’re walking with the revolution”

Revolution
Album: Escapology
Robbie Williams

…it has begun…may still take some time ;)

Mensagens populares deste blogue

Um caminho para a Luz, apenas um caminho...

Falamos e ouvimos falar tanto da Luz. De uma Luz. Uma Luz que nos ilumina, que nos acompanha, que está dentro de nós. Para alguns essa Luz é Deus, para outros o Universo, a força do Universo, a Energia Universal, o Ki, o Amor, a Paz. A Luz é tanto em nós e quanto mais nos sentimos no seu caminho mais a enriquecemos conceptualmente, tornando-a mais rica e poderosa. Para outros que se sentem distantes deste conceito, admitir a possibilidade de uma Luz, que ilumina e acompanha o seu ser é uma proposta de alienação do seu próprio conhecimento ou auto-construção. É algo que não faz sentido porque os distrai de si mesmos. A estes direi que a Luz de aqui falo-escrevo é também exactamente isso: o seu próprio conhecimento e força de construção. Assim, seja você uma pessoa mais racional ou uma pessoa mais espiritual, a proposta de caminho que aqui lhe deixo é uma proposta pragmática e universal. Que será tanto ou mais espiritual, tanto ou mais racional, conforme o seu próprio sistema de crenças ...

Mudança – O eterno caminho humano

Mudança – O eterno caminho humano (artigo publicado na Revista Saúde Actual - Nov/Dez 2024) "A mudança é a essência da vida." Reinhold Niebuhr A vida é mudança, evolução, crescimento, expansão. Aceitar e abraçar a vida é abrirmo-nos a esse crescimento, a essa constante mudança. A mudança de aspectos da nossa personalidade é sempre um tema controverso que gera, por vezes, discussões acesas - completamente desnecessárias, a meu ver. Isto porque há quem defenda acerrimamente a ideia de que as pessoas não mudam, elas apenas são como são e vão-se revelando ao longo do tempo. E, por outro lado, há quem defenda que as pessoas mudam e que em alguns casos até devem de mudar. No entanto, a discussão não se coloca entre se as pessoas mudam ou não mudam, mas sim na constatação biológica que todo o ser vivo tem um potencial adaptativo e evolutivo - como tal, tem um potencial ou possibilidade de mudança. "Mas se assim é, porque é que algumas pessoas parecem ficar cristalizadas e por ...