Avançar para o conteúdo principal

O vício da aprovação

A necessidade constante de agradar aos outros ou deles receber aprovação/aceitação, leva a que alguns seres se coloquem numa dinâmica de constante busca. Impossível de se concretizar. Geradora de intensa e profunda ansiedade.

É algo que, apesar de gerar sofrimento e dor, se torna um hábito e rotina. Tornando-se uma espécie de zona de (pseudo)conforto. Uma espécie de sofrimento conhecido.
E assim se mantém o ser nessa dinâmica, presumindo que essa será a forma correcta de estar e de ser.

A frequente não concretização deste objectivo activa um sentimento de desconforto e ansiedade, que leva a um desgaste - físico e emocional - e a possíveis somatizações (síndrome do cólon irritável, fibromialgia, problemas na pele, problemas respiratórios, situações do foro oncológico, etc.).

É natural que algumas pessoas gostem de nós e outras nem tanto. Perfeitamente natural e expectável.
E, na verdade, será bom sinal que algumas pessoas não gostem mesmo de nós. Será mesmo um excelente indicador. Um muito bom sinal.
E isso pode passar por pessoas próximas de nós. Muito próximas. E, mesmo assim, essa não-aprovação ser um bom sinal.

Quanto à busca da eterna aprovação: é possível, necessário e urgente quebrar este padrão!
Sendo a tomada de consciência um primeiro e importante passo para a mudança. As seguintes etapas passarão pelo descondicionamento com técnicas regressivas e de ressignificação, depois pela criação e visualização de novas dinâmicas relacionais/comunicacionais e finalmente, no terreno, o confronto e o trabalho de situações do seu dia-a-dia. E assim se vai fazendo a mudança.

Liberte-se ou passe a palavra!
Fique bem, ou melhor ainda.

www.MarioRuiSantos.net
www.Hipnose.Pro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um caminho para a Luz, apenas um caminho...

Falamos e ouvimos falar tanto da Luz. De uma Luz. Uma Luz que nos ilumina, que nos acompanha, que está dentro de nós. Para alguns essa Luz é Deus, para outros o Universo, a força do Universo, a Energia Universal, o Ki, o Amor, a Paz. A Luz é tanto em nós e quanto mais nos sentimos no seu caminho mais a enriquecemos conceptualmente, tornando-a mais rica e poderosa. Para outros que se sentem distantes deste conceito, admitir a possibilidade de uma Luz, que ilumina e acompanha o seu ser é uma proposta de alienação do seu próprio conhecimento ou auto-construção. É algo que não faz sentido porque os distrai de si mesmos. A estes direi que a Luz de aqui falo-escrevo é também exactamente isso: o seu próprio conhecimento e força de construção. Assim, seja você uma pessoa mais racional ou uma pessoa mais espiritual, a proposta de caminho que aqui lhe deixo é uma proposta pragmática e universal. Que será tanto ou mais espiritual, tanto ou mais racional, conforme o seu próprio sistema de crenças ...

Mudança – O eterno caminho humano

Mudança – O eterno caminho humano (artigo publicado na Revista Saúde Actual - Nov/Dez 2024) "A mudança é a essência da vida." Reinhold Niebuhr A vida é mudança, evolução, crescimento, expansão. Aceitar e abraçar a vida é abrirmo-nos a esse crescimento, a essa constante mudança. A mudança de aspectos da nossa personalidade é sempre um tema controverso que gera, por vezes, discussões acesas - completamente desnecessárias, a meu ver. Isto porque há quem defenda acerrimamente a ideia de que as pessoas não mudam, elas apenas são como são e vão-se revelando ao longo do tempo. E, por outro lado, há quem defenda que as pessoas mudam e que em alguns casos até devem de mudar. No entanto, a discussão não se coloca entre se as pessoas mudam ou não mudam, mas sim na constatação biológica que todo o ser vivo tem um potencial adaptativo e evolutivo - como tal, tem um potencial ou possibilidade de mudança. "Mas se assim é, porque é que algumas pessoas parecem ficar cristalizadas e por ...