Avançar para o conteúdo principal

O medo do outro sucesso


- A minha terapeuta diz que eu tenho medo do sucesso. Como tenho medo de me expor. Retraio-me. Prendo-me.
- Mas e...o teu sucesso é esse ? Também passa por te expores ?
- Acho que não...
- Então e o sucesso...o que é para ti o sucesso ? O TEU sucesso ?
- É poder escrever o que quero...Sentir que sou lido. Sentir que as pessoas me lêem. Sentir que posso viver disto. De escrever. De criar. Aparecer em público quando me apetecer.
- Só quando te apetecer ?
- Sim...mas repara: eu gosto de comunicar com as pessoas. Gosto de ler o que elas me escrevem. Gosto de lhes responder.
- Só não gostas de te expor muito ?
- Sim...é isso. Se eu pudesse ter sucesso sem me expor, isso sim...
- Então e achas que é condição indispensável do sucesso ? Tens de te expor ?
- Quer dizer...ajuda. Mas acho que não é condição indispensável.
- E como te sentirias mais feliz ? Com esse sucesso ou com o TEU sucesso ?
- ...com o MEU. Parece-me evidente.
- Faz-te sentido o teu sucesso ter um formato ? O teu formato ? Se ele é o TEU sucesso ?
- Faz-me. Mas receio que no processo depois aceite condescender...ou ter de condescender. E lá está...expor-me.
- Mas se isso acontecer, esse já não é o teu formato de sucesso, pois não ?
- ...
- E se não é o teu formato de sucesso, talvez já não seja o TEU sucesso. E o que tu queres é o TEU sucesso. Ou é o sucesso de outros, não o TEU, aquele que queres ?
- É o meu...faz sentido.
- Faz sentido então seres tu a formatar o TEU sucesso ?
- Sim.
- Provavelmente já tens na tua mente um esboço desse formato, não tens ?
- Claro.
- Então "passa-o a limpo", aproveita e revê os pormenores. Os detalhes desse sucesso. E foca-te naquilo que tens de fazer para atingir esse sucesso. O TEU sucesso. Foca-te no que te leva a esse TEU sucesso. Não naquilo que te faz fugir dos outros sucessos.

Comentários

Sucesso é o que tu quiseres. O que tu quiseres agora, daqui a 5 minutos ou amanhã. O formato que pode ter é dinâmico, adaptável, cresce...é o que te faz ir para norte em vez de ir para sul, mas que amanhã te faz decidir exactamente o contrário.

O sucesso não é uma coisa do futuro é de agora. E é o que tu quiseres. Não o vejo no fim de um caminho, reconheço-o nas passadas que vou dando.
e obrigado ao Paulo por me ter lembrado disto...
Taí. Gostei disso!
Parabéns pelo blog!
Xicha disse…
Abraço sentido
BOM FIM DE SEMANA
XI
Ao fim de algum tempo aqui vim parar a este texto que escrevi em 2007. Mantém-se actual :)

Mensagens populares deste blogue

Um caminho para a Luz, apenas um caminho...

Falamos e ouvimos falar tanto da Luz. De uma Luz. Uma Luz que nos ilumina, que nos acompanha, que está dentro de nós. Para alguns essa Luz é Deus, para outros o Universo, a força do Universo, a Energia Universal, o Ki, o Amor, a Paz. A Luz é tanto em nós e quanto mais nos sentimos no seu caminho mais a enriquecemos conceptualmente, tornando-a mais rica e poderosa. Para outros que se sentem distantes deste conceito, admitir a possibilidade de uma Luz, que ilumina e acompanha o seu ser é uma proposta de alienação do seu próprio conhecimento ou auto-construção. É algo que não faz sentido porque os distrai de si mesmos. A estes direi que a Luz de aqui falo-escrevo é também exactamente isso: o seu próprio conhecimento e força de construção. Assim, seja você uma pessoa mais racional ou uma pessoa mais espiritual, a proposta de caminho que aqui lhe deixo é uma proposta pragmática e universal. Que será tanto ou mais espiritual, tanto ou mais racional, conforme o seu próprio sistema de crenças ...

Mudança – O eterno caminho humano

Mudança – O eterno caminho humano (artigo publicado na Revista Saúde Actual - Nov/Dez 2024) "A mudança é a essência da vida." Reinhold Niebuhr A vida é mudança, evolução, crescimento, expansão. Aceitar e abraçar a vida é abrirmo-nos a esse crescimento, a essa constante mudança. A mudança de aspectos da nossa personalidade é sempre um tema controverso que gera, por vezes, discussões acesas - completamente desnecessárias, a meu ver. Isto porque há quem defenda acerrimamente a ideia de que as pessoas não mudam, elas apenas são como são e vão-se revelando ao longo do tempo. E, por outro lado, há quem defenda que as pessoas mudam e que em alguns casos até devem de mudar. No entanto, a discussão não se coloca entre se as pessoas mudam ou não mudam, mas sim na constatação biológica que todo o ser vivo tem um potencial adaptativo e evolutivo - como tal, tem um potencial ou possibilidade de mudança. "Mas se assim é, porque é que algumas pessoas parecem ficar cristalizadas e por ...