Avançar para o conteúdo principal

O copo


Se alguém te colocasse à frente do nariz de forma brusca um copo vazio quando tinhas um jarro de água na mão ? Sentirias isso como um ataque, uma agressão ?
Sentirias que devias gritar com esse alguém para te tirar o copo da frente, e se não o fizesse partir-lhe-ias o copo ?

Não fazias isso pois não ? Eu sei que não.
Também do mesmo modo quando alguém te contacta ou confronta de uma forma um pouco mais agressiva a mensagem que ela te transmite não é a de agressão. Ela não quer agredir-te, ela pede-te ajuda.

Essa pessoa não tem uma energia negativa que procura descarregar sobre ti. Ela está vazia de energia e tu tens a responsabilidade de a ajudar a preencher esse vazio. Afinal tu tens o jarro na mão.
E o mais interessante é que o teu jarro nunca irá ficar vazio. Porque quando tu a ajudas a preencher o vazio o que acontece é que da mesma forma que quando acendes uma luz também tu ficarás com luz.

---
"A natureza recusa o vazio."
Plutarco

Comentários

African Queen disse…
Sim, acho isso e tento agir em conformidade :) Mas nunca te pareceu que certas pessoas cada vez te acenam mais com o copo para tu o encheres e nunca se interessam por saber onde está a torneira, ainda que muitas vezes esteja muito perto delas? Isso a mim chateia-me um bocadito e fico sem saber se estou a ajudar ou a perpectuar uma dependência.
Isso acontece, mas quando isso acontece o que me parece é que lhes estamos a encher o copo errado.
Anónimo disse…
É como dizes temos de ter atenção aos copos que enchemos - de resto faz sentido. Mais do que aquelas tretas de que temos de nos proteger das energias negativas, etc...
Anónimo disse…
"Ela está vazia de energia e tu tens a responsabilidade de a ajudar a preencher esse vazio."

Isto é uma grande verdade, mas não podemos fazer nada se a pessoa não quizer.. e eu encontro pessoas que querem.. e essas também enchem o meu copo quando os cansaços impedem as compreenções de algumas coisas.. mas encontro muitas outras que sem a pena de si mesmas não conseguem vislumbrar forma de (tentar) captar atenções.. e só pode ser ajudado aquele que quer ser ajudado..
Mas sabes GV mesmo aqueles que não querem ser ajudados nós podemos ajudar. E não precisamos de nos impor, precisamos apenas de pensar que o melhor lhes irá acontecer - seja ele qual for.
Anónimo disse…
Desse modo, sempre..
Este é um blog vivo, de partilha e de co-construções de alternativas aos formatos e aos paradigmas existentes.
A sua vida depende não só de mim mas de quem o visita, de quem o lê e de quem o comenta.
Todos os comentários são lidos - mesmo nos textos mais antigos - e, sempre que se justificar também os comentarei.
Por isso verão na maior parte dos textos este meu comentário e esta minha explicação - a sua presença é uma prova de que o blog está vivo e de braços abertos para a vossa mais que bem-vinda partilha.
Esse comentário pode ser feito directamente nesta página, mas se tiver problemas de ordem técnica envie-me por favor o seu comentário identificando o nome do texto que quer comentar para comments@hipnozz.com e eu publicá-lo-ei com o seu conhecimento.
Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário.
Volte sempre :)

Mensagens populares deste blogue

Um caminho para a Luz, apenas um caminho...

Falamos e ouvimos falar tanto da Luz. De uma Luz. Uma Luz que nos ilumina, que nos acompanha, que está dentro de nós. Para alguns essa Luz é Deus, para outros o Universo, a força do Universo, a Energia Universal, o Ki, o Amor, a Paz. A Luz é tanto em nós e quanto mais nos sentimos no seu caminho mais a enriquecemos conceptualmente, tornando-a mais rica e poderosa. Para outros que se sentem distantes deste conceito, admitir a possibilidade de uma Luz, que ilumina e acompanha o seu ser é uma proposta de alienação do seu próprio conhecimento ou auto-construção. É algo que não faz sentido porque os distrai de si mesmos. A estes direi que a Luz de aqui falo-escrevo é também exactamente isso: o seu próprio conhecimento e força de construção. Assim, seja você uma pessoa mais racional ou uma pessoa mais espiritual, a proposta de caminho que aqui lhe deixo é uma proposta pragmática e universal. Que será tanto ou mais espiritual, tanto ou mais racional, conforme o seu próprio sistema de crenças ...

Mudança – O eterno caminho humano

Mudança – O eterno caminho humano (artigo publicado na Revista Saúde Actual - Nov/Dez 2024) "A mudança é a essência da vida." Reinhold Niebuhr A vida é mudança, evolução, crescimento, expansão. Aceitar e abraçar a vida é abrirmo-nos a esse crescimento, a essa constante mudança. A mudança de aspectos da nossa personalidade é sempre um tema controverso que gera, por vezes, discussões acesas - completamente desnecessárias, a meu ver. Isto porque há quem defenda acerrimamente a ideia de que as pessoas não mudam, elas apenas são como são e vão-se revelando ao longo do tempo. E, por outro lado, há quem defenda que as pessoas mudam e que em alguns casos até devem de mudar. No entanto, a discussão não se coloca entre se as pessoas mudam ou não mudam, mas sim na constatação biológica que todo o ser vivo tem um potencial adaptativo e evolutivo - como tal, tem um potencial ou possibilidade de mudança. "Mas se assim é, porque é que algumas pessoas parecem ficar cristalizadas e por ...