Avançar para o conteúdo principal

Cura rápida para a depressão


Dinâmico - Motor
Suba todas as escadas que encontrar. Se não encontrar nenhuma, procure. Em último caso vá até uma torre de escritórios e suba as escadas até ao último andar.
Ruas íngremes, suba-as todas.
Enquanto o faz diga a si próprio mentalmente: "Sou forte. Subo com facilidade. Cada vez mais para cima. Cada vez mais perto do topo."

Olfacto
Entre numa perfumaria e experimente os aromas que mais curiosidade lhe despertam. Deixe que o seu nariz se divirta um pouco.
Vá a uma florista, diga que fez uma operação ao nariz e que finalmente consegue sentir os cheiros. Algo que nunca conseguiu antes. Ela ou ele vai compreender.
Se conhece um restaurante onde cozinham bem, passe à porta, levante o nariz e sinta.
Se possível sinta os aromas da natureza, o mar, as árvores, vá a um jardim.

Paladar
Traga sabores da natureza ao seu gosto. Experimente frutos exóticos ou coma mais das suas frutas/frutos preferidos. Beba sumos, saboreie-os, mastigue-os. Sinta-se grato por sentir essa dimensão física do seu corpo.

Tacto
Visite uma loja de roupa ou de tecidos. Faça de conta que quer comprar uma peça de roupa ou tecido. Tacteie os tecidos que lhe forem mais agradáveis enquanto sorri com os olhos fechados. Se a vendedora ou vendedor da loja acharem estranho, diga que tem uma pele muito sensível e que precisa sentir os tecidos antes de os comprar.
Toque o elemento terra, se possível, num jardim sinta a terra com as suas mãos ou a areia na praia.
Toque nas coisas, nos elementos, procure senti-los apenas com o seu tacto. Mantenha-se nos que lhe oferecerem tacto mais agradável.

Audição
Ouça Mozart.
Aqui tem algumas sugestões
http://www.goear.com/listen/af84201/Piano-Concerto-No.-21-in-C-major-KV-467-wolfgang-amadeus-mozart

http://www.goear.com/listen/a771ec1/Confutatis-mozart

http://www.goear.com/listen/940e585/W.A.-Mozart-Flauta-Mágica-Papageno-

Verbo
Use a sua voz.
Cumprimente de forma especialmente concentrada o empregado do café com um enérgico "Muito bom dia!".
A pessoas próximas, amigos ou família, ligue, fale ou visite. Diga-lhes ou transmita-lhes da forma que lhe fizer mais sentido o seu cuidado ou o seu amor. Com um simples "Gosto de ti" ou algo do género.


Visual
De dia registe sempre a posição do Sol. Para que o possa observar ou sentir, sempre que quiser.
Enquanto anda na rua, especialmente à noite, procure pontos de luz. Candeeiros, faróis, janelas iluminadas, a Lua...
Prepare-se então para ver não a luz, mas um holofote, um holofote ao fundo do túnel. E vai reparar também que as paredes desse túnel afinal não são totalmente escuras. E na verdade, até têm pontos de transparência, janelas, pinturas e outras imagens simpáticas...

Comentários

Paula NoGuerra disse…
Para alguma reazão fomos feitos com todos estes sentidos... o importante é saber utilizá-los bem... e APENAS utilizá-los!

Abreijos****
t.c. disse…
Duvido que seja assim tão "fácil" ;)
bom regresso
QJ disse…
É bom ver-te de volta..
Obg pela recomendação.

Grande Abraço
barbosa disse…
Olha o senhor das contra-propostas :) está de volta.
Anónimo disse…
Olá, há quanto tempo...
Lembrei-me de ti...bem, confesso, lembrei-me porque vi a entrevista no sapo e disse para comigo: "Ai, eu conheço esta cara, mas de onde?!" Quando vi "Mário Rui - Hipnozz" fez-se o clic e lembrei-te de ti!
Fico contente que continues a tua caminhada ajudando tanta e tanta gente. Ah, e já agora, finalmente estás com um visual que na minha modesta opinião, está mais de acordo contigo. Sei lá, vi e gostei!MUITO MESMO! Estás com um bonito ar! Apesar de te achar um pouco tristito!
Tudo de bom para Ti e muito sucesso na tua Caminhada.

abraço e... já sabes....
UM LINDO E IMENSO CÉU AZUL
rosa disse…
Os sentidos são o segredo para apreciamos melhor a vida
Não tenho duvida que tudo isto funciona
Boas sensações
R
Abraço, Centena, Namaste, Om Shanti, Shalom Alichum, Salam Aleikum

Mensagens populares deste blogue

Um caminho para a Luz, apenas um caminho...

Falamos e ouvimos falar tanto da Luz. De uma Luz. Uma Luz que nos ilumina, que nos acompanha, que está dentro de nós. Para alguns essa Luz é Deus, para outros o Universo, a força do Universo, a Energia Universal, o Ki, o Amor, a Paz. A Luz é tanto em nós e quanto mais nos sentimos no seu caminho mais a enriquecemos conceptualmente, tornando-a mais rica e poderosa. Para outros que se sentem distantes deste conceito, admitir a possibilidade de uma Luz, que ilumina e acompanha o seu ser é uma proposta de alienação do seu próprio conhecimento ou auto-construção. É algo que não faz sentido porque os distrai de si mesmos. A estes direi que a Luz de aqui falo-escrevo é também exactamente isso: o seu próprio conhecimento e força de construção. Assim, seja você uma pessoa mais racional ou uma pessoa mais espiritual, a proposta de caminho que aqui lhe deixo é uma proposta pragmática e universal. Que será tanto ou mais espiritual, tanto ou mais racional, conforme o seu próprio sistema de crenças

Mudança – O eterno caminho humano

Mudança – O eterno caminho humano (artigo publicado na Revista Saúde Actual - Nov/Dez 2024) "A mudança é a essência da vida." Reinhold Niebuhr A vida é mudança, evolução, crescimento, expansão. Aceitar e abraçar a vida é abrirmo-nos a esse crescimento, a essa constante mudança. A mudança de aspectos da nossa personalidade é sempre um tema controverso que gera, por vezes, discussões acesas - completamente desnecessárias, a meu ver. Isto porque há quem defenda acerrimamente a ideia de que as pessoas não mudam, elas apenas são como são e vão-se revelando ao longo do tempo. E, por outro lado, há quem defenda que as pessoas mudam e que em alguns casos até devem de mudar. No entanto, a discussão não se coloca entre se as pessoas mudam ou não mudam, mas sim na constatação biológica que todo o ser vivo tem um potencial adaptativo e evolutivo - como tal, tem um potencial ou possibilidade de mudança. "Mas se assim é, porque é que algumas pessoas parecem ficar cristalizadas e por

"Deu-lhe o amoque !"

Já ouviram com certeza esta expressão atribuída a alguém que não estaria nas suas melhores condições psicológicas. O que provavelmente não saberão é que este "amoque" é, de facto, um "amok". "Amok" é a palavra malaia que significa "louco de raiva". Muitas vezes usada de forma coloquial e em contexto menos violento, esta expressão define um comportamento sociopata em que um indivíduo, sem qualquer antecedente de violência, se mune de uma arma e tenta ferir ou matar alguém que apareça à sua frente. Estas crises de "amok" eram normalmente "curadas" com a morte do indivíduo em causa.