Avançar para o conteúdo principal

Letting go of unhealthy guilt | Mario Rui Santos | TEDxMarvila



Falar sobre a parte mais densa do nosso trabalho de desenvolvimento pessoal não é muito atraente.
As pessoas tendem a demonstrar mais interesse pela positividade e por todas as boas características que precisam de desenvolver em si próprias.
É por isso que falar de um tema tão pesado ou denso como a CULPA num evento como o TEDx Marvila - o primeiro TEDx em inglês realizado em Portugal, no passado dia 1 de Março - foi bastante ousado, mas a organização foi igualmente ousada, se não mais, em aceitá-lo.
É também por isso que estou duplamente grato: pela oportunidade que me foi dada de falar sobre este tema que surge tão frequentemente no meu trabalho como terapeuta, mas também pela confiança e coragem que o TEDxMarvila teve em aceitar uma apresentação sobre este tema.
Muito obrigado.
A minha profunda gratidão a todos no TEDxMarvila, e especialmente a Anel Imanbay, Tatiana Mikhalevich e Oksana Ovdak — a sua confiança, apoio e profissionalismo foram uma força orientadora para este meu enorme desafio pessoal.
Uma nota de profunda gratidão à minha paciente coach e orientadora Alexandra Vinagre - Mindset Solutions, que me ajudou muito a tornar a minha mensagem e apresentação muito mais eficazes - muito obrigada!
A todos os meus ilustres colegas oradores uma nota de honra e respeito por ter feito parte de tão nobre grupo.
E a todos os que estiveram presentes, grato pelo interesse e carinho que demonstraram pela apresentação que fiz.
Grato. Grato. Grato.
Link para a apresentação:
(legendas automáticas em português podem ser activadas)
. : .
Observa. Desperta. Muda.
Lisboa - Porto - Leiria - Online

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um caminho para a Luz, apenas um caminho...

Falamos e ouvimos falar tanto da Luz. De uma Luz. Uma Luz que nos ilumina, que nos acompanha, que está dentro de nós. Para alguns essa Luz é Deus, para outros o Universo, a força do Universo, a Energia Universal, o Ki, o Amor, a Paz. A Luz é tanto em nós e quanto mais nos sentimos no seu caminho mais a enriquecemos conceptualmente, tornando-a mais rica e poderosa. Para outros que se sentem distantes deste conceito, admitir a possibilidade de uma Luz, que ilumina e acompanha o seu ser é uma proposta de alienação do seu próprio conhecimento ou auto-construção. É algo que não faz sentido porque os distrai de si mesmos. A estes direi que a Luz de aqui falo-escrevo é também exactamente isso: o seu próprio conhecimento e força de construção. Assim, seja você uma pessoa mais racional ou uma pessoa mais espiritual, a proposta de caminho que aqui lhe deixo é uma proposta pragmática e universal. Que será tanto ou mais espiritual, tanto ou mais racional, conforme o seu próprio sistema de crenças ...
A utilidade da raiva (artigo publicado na revista Saúde Actual - Julho/Agosto 2025) "Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar a minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. A nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo." -         Mahatma Gandhi   A raiva é uma emoção humana primária bastante intensa, geralmente despertada quando sentimos que algo está errado, injusto, é ameaçador ou frustrante. Tem componentes físicos (tensão, aceleração cardíaca) e psicológicos (pensamentos de crítica, desejo de agir) e é uma reação natural que faz parte do nosso sistema de defesa — uma forma do corpo e da mente dizerem: "Algo precisa mudar." E pode ser expressa, reprimida ou canalizada. Normalmente, no meu trabalho como terapeuta agrego à raiva a revolta, a ira, a zanga… como uma espécie de amálgama emocional à qual deveremos dar uma especial atenção para a sua compreensão e ...

Mudança – O eterno caminho humano

Mudança – O eterno caminho humano (artigo publicado na Revista Saúde Actual - Nov/Dez 2024) "A mudança é a essência da vida." Reinhold Niebuhr A vida é mudança, evolução, crescimento, expansão. Aceitar e abraçar a vida é abrirmo-nos a esse crescimento, a essa constante mudança. A mudança de aspectos da nossa personalidade é sempre um tema controverso que gera, por vezes, discussões acesas - completamente desnecessárias, a meu ver. Isto porque há quem defenda acerrimamente a ideia de que as pessoas não mudam, elas apenas são como são e vão-se revelando ao longo do tempo. E, por outro lado, há quem defenda que as pessoas mudam e que em alguns casos até devem de mudar. No entanto, a discussão não se coloca entre se as pessoas mudam ou não mudam, mas sim na constatação biológica que todo o ser vivo tem um potencial adaptativo e evolutivo - como tal, tem um potencial ou possibilidade de mudança. "Mas se assim é, porque é que algumas pessoas parecem ficar cristalizadas e por ...