Avançar para o conteúdo principal

Desertos, túneis, pântanos e buracos

Ykall para todos os sítios que olhava via areia. Ondas de calor transformavam o horizonte revelando-lhe riachos imaginários e oásis sorridentes. Mas ele sabia ainda que eram apenas miragens. Ele possuía, abraçava ainda essa lucidez de caminhante experiente que desde há muitas outras aventuras e desventuras o acompanhava.
O calor escaldava-lhe a lucidez mas confiante na sua imaginação, viu-se num túnel. Escolheu um ponto no horizonte e esse ponto passou a ser a sua luz. Avançou na sua direcção.
As pernas recebiam o bafo da areia ardente. Os joelhos eram dobradiças de chapa quente, mas as suas coxas estavam um pouco mais frescas. Viu-se num pântano, com água pelos joelhos, de fundo lodoso mas propício a um avanço confortável. Só não podia parar.
Por vezes o fundo alterava-se e momentaneamente Ykall surpreendia-se com a água morna do pântano pelo seu peito, enquanto caminhava no túnel da direcção da luz, avançando pelo deserto.
Eram buracos no lodo, uns com fundo firme tocado pelos seus pés outros com fundo pouco perceptível. Por cada buraco com fundo firme, Ykall sentia a proximidade das margens do pântano, da luz do túnel e de um oásis no deserto.
E assim, avançava, com a sua poderosa santíssima trindade: mente, corpo e espírito.
Parar era uma opção, mas ele não a escolhia.

---

Assista à minha palestra, este sábado 28 de Março, sobre
Auto-Hipnose
pelas 19h00 - no "Lisboa Alternativa" (www.terraalternativa.biz)

Comentários

Unknown disse…
Ikall é Sábio. E cada vez mais Uno e mais Feliz por cada passo que avança, por cada túnel, por cada deserto, por cada buraco, por cada pântano... ;)
Anónimo disse…
Ykall somos nós, só que às vezes esquecemo-nos.
Anónimo disse…
Nossa Mente,
Nossa Sabedoria,
Nossa Força,
Nossa Paz Interior.

São estes os factores
que constroem o nosso
próprio suporte.

Penso que com o Ykall
o mesmo aconteceu.

Bonito texto Mário.
Beijo
Anónimo disse…
Do pantano nasce a flor de lotus.
Nosso suporte.
Nossa flor de lotus.
Abraço

Mensagens populares deste blogue

Um caminho para a Luz, apenas um caminho...

Falamos e ouvimos falar tanto da Luz. De uma Luz. Uma Luz que nos ilumina, que nos acompanha, que está dentro de nós. Para alguns essa Luz é Deus, para outros o Universo, a força do Universo, a Energia Universal, o Ki, o Amor, a Paz. A Luz é tanto em nós e quanto mais nos sentimos no seu caminho mais a enriquecemos conceptualmente, tornando-a mais rica e poderosa. Para outros que se sentem distantes deste conceito, admitir a possibilidade de uma Luz, que ilumina e acompanha o seu ser é uma proposta de alienação do seu próprio conhecimento ou auto-construção. É algo que não faz sentido porque os distrai de si mesmos. A estes direi que a Luz de aqui falo-escrevo é também exactamente isso: o seu próprio conhecimento e força de construção. Assim, seja você uma pessoa mais racional ou uma pessoa mais espiritual, a proposta de caminho que aqui lhe deixo é uma proposta pragmática e universal. Que será tanto ou mais espiritual, tanto ou mais racional, conforme o seu próprio sistema de crenças ...

Mudança – O eterno caminho humano

Mudança – O eterno caminho humano (artigo publicado na Revista Saúde Actual - Nov/Dez 2024) "A mudança é a essência da vida." Reinhold Niebuhr A vida é mudança, evolução, crescimento, expansão. Aceitar e abraçar a vida é abrirmo-nos a esse crescimento, a essa constante mudança. A mudança de aspectos da nossa personalidade é sempre um tema controverso que gera, por vezes, discussões acesas - completamente desnecessárias, a meu ver. Isto porque há quem defenda acerrimamente a ideia de que as pessoas não mudam, elas apenas são como são e vão-se revelando ao longo do tempo. E, por outro lado, há quem defenda que as pessoas mudam e que em alguns casos até devem de mudar. No entanto, a discussão não se coloca entre se as pessoas mudam ou não mudam, mas sim na constatação biológica que todo o ser vivo tem um potencial adaptativo e evolutivo - como tal, tem um potencial ou possibilidade de mudança. "Mas se assim é, porque é que algumas pessoas parecem ficar cristalizadas e por ...

Os 10 mandamentos e os 7 pecados mortais ou as 10 directivas e as 7 virtudes da nova ordem

Estes são os 10 mandamentos 1- Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas. 2- Não invocar o santo nome de Deus em vão. 3- Santificar os Domingos e festas de guarda. 4- Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores). 5- Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo). 6- Guardar castidade nas palavras e nas obras. 7- Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo). 8- Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo) 9- Guardar castidade nos pensamentos e desejos. 10- Não cobiçar as coisas alheias Estes são os 7 pecados mortais 1-Arrogância; 2-Inveja; 3-Ira; 4-Preguiça; 5-Avareza; 6-Gula; 7-Luxúria; --- Estas são as 10 directivas da nova ordem 1- Adorar a Deus, reconhecê-lo e amá-lo em todas as coisas, em todos os seres; 2- Invocar o nome de Deus sempre que quiser no sentido do bem, da justiça e do equilíbrio; 3- Santificar e glorificar cada dia; 4- Honrar pai e mãe, os velhos, ...