2011/04/05

Perigos da hipnose e da auto-hipnose

Atenção! Não faça sessões de hipnose, não pratique auto-hipnose, nem meditação ou visualização. Muito menos yoga ou algo do género.

A prática deste tipo de técnicas pode levar a que você perspective a sua vida e veja o que realmente lhe causa perturbação. Isso é perigoso. Ao usar estas técnicas a sua mente assume o controlo do seu ser, através da sua atenção e concentração. Isso é extremamente perigoso. Você poderá assim conseguir relaxar quando toda a gente na sua situação deveria era ficar nervosa. Não se meta nisto.

A hipnose ou a auto-hipnose poderá também ajudá-lo a olhar para o seu passado de uma forma mais tranquila, ajudando-o a observar de forma mais serena e sábia esse seu passado. Cuidado. A sociedade precisa de si, com todos e mais alguns sentimentos de culpa e ressentimentos que forem possíveis. É muito perigoso viver sem isto. Afaste-se deste tipo de técnicas.

Fazer aquilo que lhe faz sentido, que é bom para si, para a sua saúde, bem-estar e equilíbrio é outro dos grandes riscos desta técnica. Não se submeta a ela, você não está preparado para fazer isso por si. Deixe que a sociedade decida por si e mantenha-se afastado deste tipo de práticas.

Você sabe também que nunca será suficientemente bom, e é necessário que se sinta mal por isso e se acomode à sua mediocridade. Não assuma riscos desnecessários, mais uma vez. Estas técnicas poderiam ajudá-lo a aceitar-se como é e a objectivar-se em desenvolvimento, a fazer crescer o seu ser. É perigoso. Já existem pessoas fortes e grandiosas que cheguem. Confirme na televisão.

E finalmente, não pense que estas técnicas poderiam ajudar a tomar menos medicamentos para a ansiedade ou para a depressão. Isso é o mais ignorante de todos os erros das pessoas comuns. Vá tomando e não pense em libertar-se dos químicos. Para além de errado é extremamente perigoso pensar assim.

O ser humano não foi feito para pensar por ele. Existem outras pessoas para o fazer. Não se meta nesse papel nem ginastique essa capacidade com desnecessários exercícios de relaxamento ou de visualização. Isso é tudo um autêntico disparate. Há pessoas importantes a pensarem por si e a decidir aquilo a que se deve adaptar ou não. É extremamente perigoso pensar assim.

Responsabilizar-se pela sua vida, felicidade ou sucesso é um risco. Fazê-lo com a prática destas técnicas poderá ser fatal. Nunca faça uma sessão de hipnose, nem pratique auto-hipnose. É extremamente perigoso.
Nem vale a pena tentar.
Até porque provavelmente ninguém o vai conseguir hipnotizar, nem você a si próprio. Mas pelo sim pelo não, não se meta nessas coisas.
Porque se o fizer pode perder o medo de mensagens como estas e nós não queremos que isso aconteça.

---
P.S. - Nunca, mas nunca mesmo, marque qualquer tipo de sessão com este indivíduo www.MarioRuiSantos.net/ - é extremamente perigoso. Ele é daquelas pessoas que faz com que estas mensagens tenham cada vez menos sentido e nós não queremos isso.

13 Comments:

Blogger Unknown said...

Fartei-me de rir com este teu texto Mário Rui. Não vá pensar pela sua cabeça e deixar a mente apoderar-se das suas decisões. É que com isso fica responsável por elas e é o cabo dos trabalhos! Fez-me comichão aqui na parte de trás da mente! Muitos parabéns pelo teu fantástico trabalho e pela pessoa maravilhosa que todos os dias trabalhas para ser.
Beijinhos abraçados,
Marisa

quinta-feira, abril 07, 2011 3:35:00 da tarde  
Blogger Mário Rui Santos said...

:) Obrigado, companheira Marisa. Abraço meditado

quinta-feira, abril 07, 2011 4:59:00 da tarde  
Anonymous José Viana said...

Vim aqui à procura dos perigos e saí com um sorriso e alguma curiosidade :) Bom texto.

segunda-feira, abril 11, 2011 12:19:00 da tarde  
Anonymous Cátia Almeida said...

Muito bom :)

segunda-feira, abril 11, 2011 5:45:00 da tarde  
Blogger MrCharles77 said...

Excelente abordagem! Não vou marcar nenhuma consulta no entanto. Tudo de bom.

Carlos Claro

quarta-feira, abril 13, 2011 7:53:00 da tarde  
Blogger Mário Rui Santos said...

Grato :)

quinta-feira, abril 14, 2011 6:44:00 da tarde  
Blogger Céu said...

Numa leitura apressada pode-se incorrer num erro de interpretação, este texto é um bom exemplo disso. Não cometi este erro porque já tive oportunidade de o "conhecer" em alguns mails trocados outrora, mas se tivesse cometido esse erro no início da leitura, com certeza no fim teria percebido, com o seu "alerta" final.:)
Namastê!

sexta-feira, maio 20, 2011 11:17:00 da tarde  
Blogger Mário Rui Santos said...

Namastê, Céu.

sábado, maio 21, 2011 3:46:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

Você exagerou muito cara, a riscos quando uma pessoa que não tem formação clinica tenta fazer as técnica sem mesmo saber os efeitos e riscos que há.
Agora com profissionais formados não tem problema.

sexta-feira, janeiro 01, 2016 9:49:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

Mário Rui, sem querer ser grosso, mas sendo eu estudei dois meses hipnose por livro e vídeos explicativos do canal "superemoria" e pesquisei muito sobre a indução de Dave Elman e nenhum dos trucentos, sites, livros e hipnólogo disseram que não tem problema nenhum a não ser que eu tente fazer regressões e tratar fobias fora isso eu poderia fazer as pseudos-hipnose e hipnose como amnesia do nome, numeros, troca de nome, alucinações positivas e negativas entre outras coisas.

quarta-feira, abril 27, 2016 10:01:00 da manhã  
Blogger Mário Rui Santos said...

Sabe o que é sarcasmo? Pesquise no dicionário. ;)

quarta-feira, abril 27, 2016 10:20:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

Muito sarcasmo envolvido
Muita hipnose conversação
Muito bem usados os NAO !
PARABENS!!

terça-feira, junho 21, 2016 7:03:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Muito sarcasmo envolvido
Muita hipnose conversação
Muito bem usados os NAO !
PARABENS!!

terça-feira, junho 21, 2016 7:04:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home