Avançar para o conteúdo principal

Perigos da hipnose e da auto-hipnose

Atenção! Não faça sessões de hipnose, não pratique auto-hipnose, nem meditação ou visualização. Muito menos yoga ou algo do género.

A prática deste tipo de técnicas pode levar a que você perspective a sua vida e veja o que realmente lhe causa perturbação. Isso é perigoso. Ao usar estas técnicas a sua mente assume o controlo do seu ser, através da sua atenção e concentração. Isso é extremamente perigoso. Você poderá assim conseguir relaxar quando toda a gente na sua situação deveria era ficar nervosa. Não se meta nisto.

A hipnose ou a auto-hipnose poderá também ajudá-lo a olhar para o seu passado de uma forma mais tranquila, ajudando-o a observar de forma mais serena e sábia esse seu passado. Cuidado. A sociedade precisa de si, com todos e mais alguns sentimentos de culpa e ressentimentos que forem possíveis. É muito perigoso viver sem isto. Afaste-se deste tipo de técnicas.

Fazer aquilo que lhe faz sentido, que é bom para si, para a sua saúde, bem-estar e equilíbrio é outro dos grandes riscos desta técnica. Não se submeta a ela, você não está preparado para fazer isso por si. Deixe que a sociedade decida por si e mantenha-se afastado deste tipo de práticas.

Você sabe também que nunca será suficientemente bom, e é necessário que se sinta mal por isso e se acomode à sua mediocridade. Não assuma riscos desnecessários, mais uma vez. Estas técnicas poderiam ajudá-lo a aceitar-se como é e a objectivar-se em desenvolvimento, a fazer crescer o seu ser. É perigoso. Já existem pessoas fortes e grandiosas que cheguem. Confirme na televisão.

E finalmente, não pense que estas técnicas poderiam ajudar a tomar menos medicamentos para a ansiedade ou para a depressão. Isso é o mais ignorante de todos os erros das pessoas comuns. Vá tomando e não pense em libertar-se dos químicos. Para além de errado é extremamente perigoso pensar assim.

O ser humano não foi feito para pensar por ele. Existem outras pessoas para o fazer. Não se meta nesse papel nem ginastique essa capacidade com desnecessários exercícios de relaxamento ou de visualização. Isso é tudo um autêntico disparate. Há pessoas importantes a pensarem por si e a decidir aquilo a que se deve adaptar ou não. É extremamente perigoso pensar assim.

Responsabilizar-se pela sua vida, felicidade ou sucesso é um risco. Fazê-lo com a prática destas técnicas poderá ser fatal. Nunca faça uma sessão de hipnose, nem pratique auto-hipnose. É extremamente perigoso.
Nem vale a pena tentar.
Até porque provavelmente ninguém o vai conseguir hipnotizar, nem você a si próprio. Mas pelo sim pelo não, não se meta nessas coisas.
Porque se o fizer pode perder o medo de mensagens como estas e nós não queremos que isso aconteça.

---
P.S. - Nunca, mas nunca mesmo, marque qualquer tipo de sessão com este indivíduo www.MarioRuiSantos.net/ - é extremamente perigoso. Ele é daquelas pessoas que faz com que estas mensagens tenham cada vez menos sentido e nós não queremos isso.

Comentários

Unknown disse…
Fartei-me de rir com este teu texto Mário Rui. Não vá pensar pela sua cabeça e deixar a mente apoderar-se das suas decisões. É que com isso fica responsável por elas e é o cabo dos trabalhos! Fez-me comichão aqui na parte de trás da mente! Muitos parabéns pelo teu fantástico trabalho e pela pessoa maravilhosa que todos os dias trabalhas para ser.
Beijinhos abraçados,
Marisa
:) Obrigado, companheira Marisa. Abraço meditado
José Viana disse…
Vim aqui à procura dos perigos e saí com um sorriso e alguma curiosidade :) Bom texto.
Cátia Almeida disse…
Muito bom :)
MrCharles77 disse…
Excelente abordagem! Não vou marcar nenhuma consulta no entanto. Tudo de bom.

Carlos Claro
Céu disse…
Numa leitura apressada pode-se incorrer num erro de interpretação, este texto é um bom exemplo disso. Não cometi este erro porque já tive oportunidade de o "conhecer" em alguns mails trocados outrora, mas se tivesse cometido esse erro no início da leitura, com certeza no fim teria percebido, com o seu "alerta" final.:)
Namastê!
Unknown disse…
Você exagerou muito cara, a riscos quando uma pessoa que não tem formação clinica tenta fazer as técnica sem mesmo saber os efeitos e riscos que há.
Agora com profissionais formados não tem problema.
Unknown disse…
Mário Rui, sem querer ser grosso, mas sendo eu estudei dois meses hipnose por livro e vídeos explicativos do canal "superemoria" e pesquisei muito sobre a indução de Dave Elman e nenhum dos trucentos, sites, livros e hipnólogo disseram que não tem problema nenhum a não ser que eu tente fazer regressões e tratar fobias fora isso eu poderia fazer as pseudos-hipnose e hipnose como amnesia do nome, numeros, troca de nome, alucinações positivas e negativas entre outras coisas.
Sabe o que é sarcasmo? Pesquise no dicionário. ;)
Unknown disse…
Muito sarcasmo envolvido
Muita hipnose conversação
Muito bem usados os NAO !
PARABENS!!
Unknown disse…
Muito sarcasmo envolvido
Muita hipnose conversação
Muito bem usados os NAO !
PARABENS!!

Mensagens populares deste blogue

Um caminho para a Luz, apenas um caminho...

Falamos e ouvimos falar tanto da Luz. De uma Luz. Uma Luz que nos ilumina, que nos acompanha, que está dentro de nós. Para alguns essa Luz é Deus, para outros o Universo, a força do Universo, a Energia Universal, o Ki, o Amor, a Paz. A Luz é tanto em nós e quanto mais nos sentimos no seu caminho mais a enriquecemos conceptualmente, tornando-a mais rica e poderosa. Para outros que se sentem distantes deste conceito, admitir a possibilidade de uma Luz, que ilumina e acompanha o seu ser é uma proposta de alienação do seu próprio conhecimento ou auto-construção. É algo que não faz sentido porque os distrai de si mesmos. A estes direi que a Luz de aqui falo-escrevo é também exactamente isso: o seu próprio conhecimento e força de construção. Assim, seja você uma pessoa mais racional ou uma pessoa mais espiritual, a proposta de caminho que aqui lhe deixo é uma proposta pragmática e universal. Que será tanto ou mais espiritual, tanto ou mais racional, conforme o seu próprio sistema de crenças

Mudança – O eterno caminho humano

Mudança – O eterno caminho humano (artigo publicado na Revista Saúde Actual - Nov/Dez 2024) "A mudança é a essência da vida." Reinhold Niebuhr A vida é mudança, evolução, crescimento, expansão. Aceitar e abraçar a vida é abrirmo-nos a esse crescimento, a essa constante mudança. A mudança de aspectos da nossa personalidade é sempre um tema controverso que gera, por vezes, discussões acesas - completamente desnecessárias, a meu ver. Isto porque há quem defenda acerrimamente a ideia de que as pessoas não mudam, elas apenas são como são e vão-se revelando ao longo do tempo. E, por outro lado, há quem defenda que as pessoas mudam e que em alguns casos até devem de mudar. No entanto, a discussão não se coloca entre se as pessoas mudam ou não mudam, mas sim na constatação biológica que todo o ser vivo tem um potencial adaptativo e evolutivo - como tal, tem um potencial ou possibilidade de mudança. "Mas se assim é, porque é que algumas pessoas parecem ficar cristalizadas e por

"Deu-lhe o amoque !"

Já ouviram com certeza esta expressão atribuída a alguém que não estaria nas suas melhores condições psicológicas. O que provavelmente não saberão é que este "amoque" é, de facto, um "amok". "Amok" é a palavra malaia que significa "louco de raiva". Muitas vezes usada de forma coloquial e em contexto menos violento, esta expressão define um comportamento sociopata em que um indivíduo, sem qualquer antecedente de violência, se mune de uma arma e tenta ferir ou matar alguém que apareça à sua frente. Estas crises de "amok" eram normalmente "curadas" com a morte do indivíduo em causa.