2012/09/18

Síndrome de Truman

Truman é uma personagem fictícia de um filme sobre um "reality show" tipo casa dos segredos, big brother ou casa do toy (as minúsculas são propositadas).
Este Truman foi colocado cruelmente, desde bebé, num local totalmente artificial simulando uma cidade dita "normal" - um gigantesco estúdio televisivo. Onde foi crescendo "normalmente" numa existência aparentemente "normal" e sendo observado em todo o mundo através de uma transmissão televisiva em directo. Rodeado por actores que simulavam uma "realidade normal".

No entanto, desde muito jovem, esta nossa simpática personagem procura ir para além do cenário que lhe é montado, e desde cedo essa ambição-sonho lhe vai sendo vedada. Sendo-lhe criados "obstáculos naturais" e até instalados receios e ansiedades artificiais.
E assim, Truman vai-se mantendo naquele cenário, onde é o único que não sabe que toda aquela "realidade" é uma "realidade" montada e artificial.

Mas apesar de um esforço gigantesco da produção do programa em manter Truman naquela "realidade", ele começa a questionar todo aquele artificialismo e começa a desafiá-lo. A querer sair do cenário que lhe foi montado.

Um filme interessante e que aqui refiro porque me vou encontrando com muitos Trumans, homens e mulheres, a quererem sair de um formato de vida que pouco, ou nenhum, sentido lhes faz.

São homens e mulheres com o Síndrome de Truman, que se sentem insatisfeitos e que tentam a saída, mas vão sendo constantemente enganados pelos "actores" à sua volta e por todo um cenário enganador.

Os seus grandes recursos são a esperança e a perseverança.

"Truman Show" (o "O show de Truman") - um filme a ver ou rever

www.MarioRuiSantos.net
www.Hipnose.Pro
--

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home