2014/07/21

O falso medo de ficar sozinho na vida



"Por que é que havia de me sentir sozinho? Raras vezes na minha vida, desde que me lembro de mim, tive um sentimento de solidão. E não me sinto mal na minha companhia, divertimo-nos muito os dois, eu e eu. Não me aborreço." ~ António Lobo A
ntunes
...

Há em nós um medo residente da solidão, de estarmos sozinhos, de ficarmos sozinhos.
Sendo que muitos de nós não sabem que a grande razão dos seus problemas é, exactamente, esse medo.
Mas este medo não foi conscientemente aprendido nem por nós escolhido, foi-nos ensinado. Pela sociedade, pela família, pelos media, pelas histórias infantis...

Não temos consciência que o aprendemos, nem percebemos que o mesmo foi uma aprendizagem.
Porque olhando à nossa volta vemos mais pessoas com esse medo.
E pensamos que é "normal" ter esse medo, viver com esse medo.

Por ele somos forte e inconscientemente condicionados.
Sentimos que só seremos totalmente felizes se tivermos alguém a partilhar a vida connosco.
Ficamos numa relação, mesmo que já não sintamos amor.
Toleramos situações intoleráveis.
E vivemos num paradigma de "Mais vale estarmos mal acompanhados do que sós."...

Como pode ultrapassar este medo?

1º-Aceitar que não nasceu com este medo
Apesar de sermos um animal social, não é indispensável à nossa sobrevivência o viver em família. Podemos ter amigos mais próximos que alguma familia. E podemos ter muitos amigos, poucos ou nenhuns... Podemos. O ser humano não morre por causa disso.

2º-Aceitar que aprendeu este medo
Com o que foi sendo transmitido pela sociedade, pela família, etc. Subtil e subliminarmente foi aprendendo: tem que ter alguém ao seu lado (caso contrário, não será "normal")

3º-Estar SÓ não é solidão!
Aceitar que é possível estar SÓ consigo próprio sem sentir solidão.
Aceitar apenas essa possibilidade. Acreditar que é possível. (Mesmo que sinta que seja difícil).

4º-Aceite a possibilidade de ficar SÓ (só consigo próprio)
Veja essa possibilidade de ficar só, consigo próprio, e estar bem.
Estar bem sem ter ninguém ao seu lado.
Atenção! Este é um passo importante e não implica resignar-se a ficar sózinho.
Antes pelo contrário.
Aceitar esta possibilidade ajuda-o a estar mais disponível para vir a encontrar alguém, com quem possa partilhar a sua vida.
Aceitação não é resignação!

5º-Auto-sugestão
Dizer mentalmente, ou verbalizando, "Este medo de estar sozinho não é meu. Ensinaram-mo. E eu não o quero ter. Abro-me a soltá-lo. A libertar-me..."

6º-Faça coisas agradáveis, sozinho
Crie bons momentos consigo próprio.
Pequenos passeios, ida a uma esplanada, ver um filme...
Faça-os sorrindo. Mesmo que às vezes não lhe apeteça. 

7º-Abra-se ao convívio social - liberto desse medo
Procure a companhia de outras pessoas, amigos ou familiares.
Proponha ou disponibilize-se... sem se impor.
Aceite os "Não" com um sorriso, contrapropondo "Fica para uma próxima..."
Aceite os "Sim" com gratidão.

Fique bem... ou melhor ainda.
Só consigo ou acompanhado. 
www.MarioRuiSantos.net
www.Hipnose.pro