Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2010

Porque sim...

Porque sim e mais nada. Sim, há coisas que não carecem de justificação ou explicação, a não ser que se queira investir no esclarecimento da pessoa que nos pergunta porquê. Se uma criança ou um jovem, ou até mesmo um jovem adulto, me pergunta porque é que eu faço ou digo algo, sinto-me no papel de lhe mostrar/propor um caminho. Com um adulto a minha resposta será diferente. A explicação desse meu pensamento ou comportamento pode ser algo como: queres mesmo saber? olha que podes não gostar do que vais ouvir... - Mas porque é que eu não gostaria de ouvir a tua explicação? - Porque já há muitos anos que pensas dessa forma, e ninguém gosta de se sentir enganado. Irás preferir contrariar-me, talvez até agredir-me, em vez de reflectires numa proposta que te sugere engano ou decepção. - Deves pensar que tens razão em tudo... - Não, não penso. Só penso que tenho uma razão diferente da tua.

Para o meu pai terreno...

Pai nosso, que estais nos Céus, Mares e Terras, Amado seja o Vosso nome. Viva em nós o Vosso reino. Nos ilumine a Vossa vontade, Assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos ensinai hoje, a fazer e partilhar. Aceitai as nossas ofensas, assim como nós aceitamos a ignorância de quem nos tem ofendido. Acompanhai-nos na Criação, Mas entregai-nos ao Bem. Ámen.

As queixas do Hipólito

Dois cidadãos séniores conversavam neste café perto da minha casa. O primeiro, com um ar desgostoso, queixava-se enfaticamente do facto de a EDP lhe ter cobrado dois meses de electricidade e ainda ter feito uns acertos de contas, obrigando-o a dispender uma quantia razoável. E chamava nomes, bandidos, vigaristas, etc... Foi aí que o outro cidadão, também sénior, lhe disse: - Olha lá ó Hipólito, mas então porque é tu não ligas lá para aquele numero que eles têm nas facturas, no final de cada mês, e mandas-lhes a leitura do teu contador? Nessa altura vi o Hipólito acabrunhar-se e ficar em silêncio. Enquanto o observava imaginava-lhe os pensamentos: "Então mas um gajo já não se pode queixar?? E se eu não me queixar desta e doutras coisas de que é que me vou queixar?? Deixa-me mas é queixar à vontade e fica calado enquanto eu me queixo!!!"

Pergunta: Se uma pessoa não quiser, por qualquer razão, visualizar a esfera de luz dourada ?

"Pergunta: Se uma pessoa não quiser, por qualquer razão, visualizar a esfera de luz dourada, será correcto visualizar Buda, Jesus, ou qualquer outro grande mestre em que se tenha fé? Rimpoché: Sim, certamente. Quando se fala de Buda, estamos a falar de alguém que tem todas as qualidades de um Buda, que está totalmente desperto e purificado e possui uma dedicação e uma compaixão sem limites. Portanto seja qual for a forma que essa pessoa considera que personifica todas estas qualidades, está perfeitamente bem. A forma mais eficaz é qualquer forma com a qual a pessoa se possa relacionar melhor com o fim de desenvolvera sabedoria e a compaixão." Akong Tulku Rimpoché in "Domar o tigre - Ensinamentos tibetanos para melhorar a sua vida

De náda...

De náda. Aqui só tratamos mesmo de açuntos cérios e de reflecções prefundas.

Manual de instruções

Tantas vezes penso que a vida deveria vir com um manual de instruções. Existem tantos conceitos de base que nos deveriam ser apresentados de forma directa na nossa infância e adolescência e que nos poderiam ajudar tanto no resto das nossas vidas. Mas não. Vão-nos apontando umas luzes, dão uns exemplos e agora desenrasca-te. Vai lá dando as tuas cabeçadas e os teus sorrisos, porque a vida é mesmo assim. Sorrisos e cabeçadas, abraços e costas voltadas, palavras e silêncios, enfim...uma interessante e intensa dinâmica nos vai aguardando enquanto crescemos. Até que um dia chegamos ao momento em que pensamos que poderiamos ter tido acesso mais cedo ao manual de instruções. Podiamos sim, podiamos ter tido, mas não tivemos. Fomos escrevendo o nosso.