Tantas vezes penso que a vida deveria vir com um manual de instruções. Existem tantos conceitos de base que nos deveriam ser apresentados de forma directa na nossa infância e adolescência e que nos poderiam ajudar tanto no resto das nossas vidas.
Mas não. Vão-nos apontando umas luzes, dão uns exemplos e agora desenrasca-te. Vai lá dando as tuas cabeçadas e os teus sorrisos, porque a vida é mesmo assim. Sorrisos e cabeçadas, abraços e costas voltadas, palavras e silêncios, enfim...uma interessante e intensa dinâmica nos vai aguardando enquanto crescemos.
Até que um dia chegamos ao momento em que pensamos que poderiamos ter tido acesso mais cedo ao manual de instruções. Podiamos sim, podiamos ter tido, mas não tivemos. Fomos escrevendo o nosso.
Mas não. Vão-nos apontando umas luzes, dão uns exemplos e agora desenrasca-te. Vai lá dando as tuas cabeçadas e os teus sorrisos, porque a vida é mesmo assim. Sorrisos e cabeçadas, abraços e costas voltadas, palavras e silêncios, enfim...uma interessante e intensa dinâmica nos vai aguardando enquanto crescemos.
Até que um dia chegamos ao momento em que pensamos que poderiamos ter tido acesso mais cedo ao manual de instruções. Podiamos sim, podiamos ter tido, mas não tivemos. Fomos escrevendo o nosso.
Comentários
No entanto há a certeza de estarmos todos no mesmo barco.
Um grande abraço.
Abraço.
Agrada-me sobremodo que o manual de instruções seja parco em informação. Deste modo, viver torna-se indubitavelmente um desafio contínuo. Esta carência permite-nos uma rápida adaptação ao meio e, como diz o meu pai: “ganhar traquejo”, que de outra forma se transformaria num comodismo sem interesse.
Porém, nos dias “cinza”, Ó Deuses! Como eu gostaria de ter o meu manual actualizadíssimo… :)
Não havendo essa forma única haverão tantos caminhos para a mesma Luz.
E nesse contexto o nosso manual de instruções será mais uma espécie de diário de bordo desse caminhante que somos nós.
Todavia, no restante concordo consigo e, gostaria de crescentar que todo o Ser Humano durante o seu processo de aprendizagem, passa por um proc. de condicionamento. Este, poderá ser considerado um constrangimento cultural decorrente do seu contexto educativo, seja o mesmo formal ou informal. Atrevo-me ainda a afirmar que este constrantimento cultural é um factor incontornável no acto de educar, independentemente das correntes da Psicologia adoptadas.
Aquilo que é politicamente correcto hoje pode ser obsoleto ou caduco amanhã.
Assim se descondiciona o indivíduo que cresceu num paradigma que deixa de lhe fazer sentido: primeiro questiona-o (consciente ou inconscientemente), depois ou se "adapta" ou muda. Esta é a base de muitas das crises existenciais dos nossos dias.
É isso também que a filosofia budista(ou compatibilista com uns laivos estóicos, se quiser) propõe, questionando o condicionamento humano vigente e o princípio da dualidade inerente, esse mesmo constrangimento cultural transforma-se num degrau passado do desenvolvimento humano.
Obrigado Ana