2015/09/21

Falta de confiança ou culpa inconsciente?


Ao longo deste meu trajecto de terapeuta muitas são as pessoas que me trazem este assunto da falta de confiança. E com cada uma delas aprendo e cresço no trabalho deste assunto.
Assim, vou acreditando que, por muita predisposição genética que possamos carregar, não nascemos assim - inseguros. Activamos ou aprendemos essa insegurança com algumas circunstâncias da vida.
Desde a forma como somos educados, passando por alguns incidentes ou até mesmo algumas situações traumáticas.
Com elas surge o "falhanço" - natural nesta nossa existência terrena, apesar de a sociedade nos dizer o contrário.
Mas com o "falhanço" surge a frustração, a tristeza, a decepção, o desapontamento, a desilusão, o sofrimento... e a culpa.
A culpa por ter "falhado", a culpa por ter sonhado, a culpa que nos pomos a nós próprios e às vezes a culpa que nos põem a nós.
Poderão algumas pessoas pensar: mas então não é natural sentirmos culpa?
Não! A culpa é uma invenção do homem. A responsabilidade e aprendizagem para melhorar é algo da Natureza - evolutiva na sua essência, e sem culpa na sua matriz - porque precisa de voltar a tentar.
E tendo em conta que a culpa traz sofrimento, ninguém quer carregar mais na culpa que já carrega. Por isso tem medo... de fazer coisas novas, de avançar, de ousar, de criar.
Se tem medo de avançar, não se consegue ensinar a confiar em si.
É estratégico, fundamental - diria mesmo - num processo de auto-confiança trabalhar a questão da culpa. Arrancá-la, transformá-la ou devolvê-la, se for caso disso.
Se a falta de confiança em si é um dos problemas com que se debate, esteja atent@: poderá estar a carregar uma culpa que nem sabe que carrega.
Mas descanse... entre outras ferramentas, a hipnose pode ajudar! 😤
===
💛
Fiquem bem, ou ainda melhor!
👉 ... e se quiserem apareçam numa das minhas próximas palestras.
(www.bit.ly/PalestrasMarioRui2Semestre2015)
Em Lisboa, Aveiro ou Porto.
www.MarioRuiSantos.net
www.Hipnose.pro
Lisboa ~ Porto ~ Aveiro ~ Leiria
==
"Tu vais ajudar. É para isso que aqui estás."
in "Diálogo com os Anjos" transcrito por Gitta Mallasz

1 Comments:

Blogger AF said...

Bom trabalho sobre a "culpa de falhar" que nos trava no movimento natural de continuar o nosso percurso de vida. Gostei. Acho que vai ser útil ter lido o seu texto. Abraço.

sexta-feira, setembro 25, 2015 1:11:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home