Avançar para o conteúdo principal

A Passagem

Tive uma Páscoa (ou pessach / passagem) um pouco estranha. Estes dias foram daqueles em que as coisas menos simpáticas ou menos positivas se/me foram sucedendo.
Lembrei-me várias vezes de um filme cómico-idiota norte-americano ("Amazon Women on the Moon") em que o início é marcado por uma sucessão de acontecimentos a uma determinada personagem, qual deles o pior.


(excerto de "Amazon Women on the Moon")

Ou ainda de um outro, também norte-americano mas menos idiota, que talvez tenham visto ("Nova Iorque fora de horas" - no original "After Hours" de Martin Scorsese)em que num período de 24 horas acontecem as coisas mais estranhas à personagem principal.


(excerto de "Nova Iorque fora de horas")

---
A determinada altura deste fim de semana prolongado, após a sucessão de tais acontecimentos encolhi os ombros e lá fui esperando o que aconteceria a seguir. Sentindo tranquilamente a "Passagem" com um sorriso nos lábios.

Bendita Primavera ! :)

Comentários

Anónimo disse…
"Must be a full moon out there." Existem sempre ensinamentos que devemos recolher de dias assim, e ainda que não o consigamos fazer (não por nossa incapacidade, mas talvez porque não seja ainda o momento certo para digerir tal aprendizagem), existe sempre uma Lua perfeita lá fora. Encolhemos os ombros cientes de que conseguiremos, um dia, explicar dias assim.
It was full moon, ou como dizia o outro : fool´s moon ;)
Anónimo disse…
E quando abriste os olhos era Primavera ;)
Anónimo disse…
A vida está cheia de "testes"!Mas parece que passaste...
Feliz Primavera!
:)
Anónimo disse…
"A vida não é encontrar-se a si mesmo.
A vida é criar-se a si mesmo."
George Bernard Shaw

Concordo com esta frase, Mário. No entanto, para nos criarmos, temos que nos conhecer ou melhor, para tomar uma direcção definida, temos que saber onde estamos. Isto, claro, se queremos caminhar equilibrados, sem nos sentirmos perdidos.
Concordo, Diana. Mas a mim far-me-á mais sentido usar então o verbo "aceitar" em vez do verbo "encontrar".
Assim, aceito-me para me criar.
Boas notícias, hoje acaba o período de hibernação...vem aí o horário de verão :)
Sim :) vêm aí dias longos e luminosos

Mensagens populares deste blogue

Um caminho para a Luz, apenas um caminho...

Falamos e ouvimos falar tanto da Luz. De uma Luz. Uma Luz que nos ilumina, que nos acompanha, que está dentro de nós. Para alguns essa Luz é Deus, para outros o Universo, a força do Universo, a Energia Universal, o Ki, o Amor, a Paz. A Luz é tanto em nós e quanto mais nos sentimos no seu caminho mais a enriquecemos conceptualmente, tornando-a mais rica e poderosa. Para outros que se sentem distantes deste conceito, admitir a possibilidade de uma Luz, que ilumina e acompanha o seu ser é uma proposta de alienação do seu próprio conhecimento ou auto-construção. É algo que não faz sentido porque os distrai de si mesmos. A estes direi que a Luz de aqui falo-escrevo é também exactamente isso: o seu próprio conhecimento e força de construção. Assim, seja você uma pessoa mais racional ou uma pessoa mais espiritual, a proposta de caminho que aqui lhe deixo é uma proposta pragmática e universal. Que será tanto ou mais espiritual, tanto ou mais racional, conforme o seu próprio sistema de crenças

Mudança – O eterno caminho humano

Mudança – O eterno caminho humano (artigo publicado na Revista Saúde Actual - Nov/Dez 2024) "A mudança é a essência da vida." Reinhold Niebuhr A vida é mudança, evolução, crescimento, expansão. Aceitar e abraçar a vida é abrirmo-nos a esse crescimento, a essa constante mudança. A mudança de aspectos da nossa personalidade é sempre um tema controverso que gera, por vezes, discussões acesas - completamente desnecessárias, a meu ver. Isto porque há quem defenda acerrimamente a ideia de que as pessoas não mudam, elas apenas são como são e vão-se revelando ao longo do tempo. E, por outro lado, há quem defenda que as pessoas mudam e que em alguns casos até devem de mudar. No entanto, a discussão não se coloca entre se as pessoas mudam ou não mudam, mas sim na constatação biológica que todo o ser vivo tem um potencial adaptativo e evolutivo - como tal, tem um potencial ou possibilidade de mudança. "Mas se assim é, porque é que algumas pessoas parecem ficar cristalizadas e por

"Deu-lhe o amoque !"

Já ouviram com certeza esta expressão atribuída a alguém que não estaria nas suas melhores condições psicológicas. O que provavelmente não saberão é que este "amoque" é, de facto, um "amok". "Amok" é a palavra malaia que significa "louco de raiva". Muitas vezes usada de forma coloquial e em contexto menos violento, esta expressão define um comportamento sociopata em que um indivíduo, sem qualquer antecedente de violência, se mune de uma arma e tenta ferir ou matar alguém que apareça à sua frente. Estas crises de "amok" eram normalmente "curadas" com a morte do indivíduo em causa.