Como ex-publicitário que sou vejo de forma mais atenta esta comunicação publicitária que nos rodeia. Na televisão, na rádio, imprensa, internet, etc...
E nessa postura de observador deste fenómeno vejo com uma frequência desagradável a profusão de mensagens que condicionam e limitam as gentes - que somos nós todos.
É tão frequente a nossa inveja ser convidada a manifestar-se por causa de um estúpido carro novo ("Os seus vizinhos vão ficar verdes de inveja"), a inovação ou a diferença de carácter ser associada à compra de um determinado produto, a felicidade ser conseguida com um crédito pessoal, o sucesso ser usar uma marca de roupa, etc., etc.
Assim, os nossos formatos de sucesso e de felicidade são selvaticamente atrofiados e empurrados para uma corrente arrebanhante tão característica desta caduca sociedade de consumo. Inspirando ansiedades, depressões e outras perturbações que são maquiavelicamente satisfeitas ou supostamente resolvidas com fantásticos comprimidos, frutos mágicos desta mesma sociedade de consumo.
Por isso, é com uma especial e grande satisfação que vejo anunciantes como a Sumol apostarem (e é de facto uma aposta arriscada e corajosa) em mensagens de ruptura com este mesmo paradigma de felicidade pelo consumo.
Aplaudo a direcção de marketing desta empresa pela sua coragem e pela qualidade da mensagem. Aplaudo todos os criativos envolvidos pelo tom elevado e de ruptura que conseguiram introduzir nesta campanha.
Bem hajam, pelo vosso manifesto, pela vossa mensagem e pela vossa coragem.
A mim, que tenho 42 anos, muitos destes fatídicos dias que vocês referem na vossa campanha chegaram e ficaram na minha vida por algum tempo, mas felizmente já lhes disse adeus.
"Havendo eu sido cego, agora vejo."
Versículo João 9:25
Versículo João 9:25
Comentários
É com extrema satisfação que acusamos a recepção da sua mensagem electrónica que mereceu a nossa melhor atenção.
A SUMOL + COMPAL agradece o seu contacto, bem como o interesse demonstrado pelas amáveis palavras e incentivo, e espera que todo o esforço desenvolvido na Qualidade e Inovação, tanto a nível de Portfólio de Produtos como da sua Comunicação, continue a ser premiado com o reconhecimento e preferência dos seus Consumidores.
Com os melhores cumprimentos e sempre ao dispor.
Atentamente
Rosamaria Vieira
linha do consumidor
800 207 264
Rua Dr. António Loureiro Borges, 5-5º
Arquiparque - Miraflores
1499-010 Algés
Apartado 32 – Portugal
www.sumolcompal.pt