2010/04/06

Carta de Ghandi a Hitler

"Caro amigo,

Alguns amigos me incentivaram a escrever-lhe em nome da humanidade. Mas tenho resistido aos seus pedidos, porque me parecia que uma carta minha para si seria uma impertinência. No entanto, algo me diz que não tenho que calcular mas que tenho que fazer o meu apelo, valha ele o que valer.

É muito claro que você é hoje a única pessoa no mundo que pode impedir uma guerra que poderia reduzir a humanidade ao estado selvagem. Terá você de pagar esse preço por um objectivo tão valioso quanto este lhe parece ser? Quererá escutar este apelo de alguém que tem evitado deliberadamente o método da guerra, com considerável sucesso?
De qualquer forma conto com o seu perdão se cometi um erro em lhe ter escrito.
O seu amigo sincero
M.K.Ghandi
23 de Julho de 1939"

Foto e trad.: Mário Rui Santos

1 Comments:

Blogger Mário Rui Santos said...

Conta a história que os serviços secretos britânicos impediram o envio desta carta. Pergunta que se coloca: qual seria a reacção de Hitler a esta carta? Amarrotá-la-ia e deitava-a fora ou iria reflectir sobre a mensagem deste "pequenino e simples" homem que fez abalar o império britânico. E se ele reflectisse nessa fracção de segundo, a história como a conhecemos ter-se-ia alterado?
Hoje, se eu soubesse que o Dalai Lama tivesse uma carta escrita para o Bin Laden gostaria que esta fosse entregue.

terça-feira, abril 06, 2010 11:50:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home