Avançar para o conteúdo principal

Nós os Super-Heróis

Recentemente o Sci-Fi Channel fez um casting para o seu reality show "Who Wants to Be a Super Hero". Centenas de candidatos a super herói surgiram com os mais variados nomes e poderes - a Vingadora Amazona, o Homem-Terra, o Energizer, o Relâmpago, o Falador, etc. etc.

Pessoas completamente vulgares com as mais diversas profissões desde designers, vendedores, professores e até psicólogos, avançaram de peito aberto para este casting e quando confrontadas com uma equipa de televisão "vendiam" de forma convincente - uns mais que outros - os seus poderes.

Quantos de nós não tiveram - ou têm - essa fantasia ? De ser um super herói ou heroína, de ter super poderes, ser forte como o aço, voar como os pássaros...

Será porque precisamos de nos sentir em algum momento mais fortes do que habitualmente somos ? Mais fortes que os outros ? Diferentes do resto do mundo ? De nos sentirmos superiores ?

Ou será porque precisamos de acreditar em nós ? Será porque precisamos saber que temos uma identidade secreta e poderosa que podemos usar sempre que quisermos ?

Será ?

Ou será porque precisamos de acreditar que conseguimos ser algo completamente diferente - ou mesmo oposto - daquilo que habitualmente somos ?

Será que é porque gostamos de saber que podemos activar uma identidade secreta, poderosa , fantástica, dentro de nós ?

Não será, pura e simplesmente, porque ainda não desenvolvemos os nossos super-poderes de forma suficiente e pensamos apenas nos que não temos ?

Será ?

Será que aquilo que pensamos serem virtudes simples ou características da nossa personalidade - algo como a paciência, a persistência, o empenho, a generosidade, a compaixão ou a ambição - não são apenas caminhos para aquilo que podemos desenvolver ainda mais e usar ?


(o que eu mais admirava era o capitão Marvel que evocava os seus poderes através da palavra Shazam! , lembro ainda hoje o livro gigante que os meu pais me ofereceram com as aventuras dele - e já passaram 30 anos !)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um caminho para a Luz, apenas um caminho...

Falamos e ouvimos falar tanto da Luz. De uma Luz. Uma Luz que nos ilumina, que nos acompanha, que está dentro de nós. Para alguns essa Luz é Deus, para outros o Universo, a força do Universo, a Energia Universal, o Ki, o Amor, a Paz. A Luz é tanto em nós e quanto mais nos sentimos no seu caminho mais a enriquecemos conceptualmente, tornando-a mais rica e poderosa. Para outros que se sentem distantes deste conceito, admitir a possibilidade de uma Luz, que ilumina e acompanha o seu ser é uma proposta de alienação do seu próprio conhecimento ou auto-construção. É algo que não faz sentido porque os distrai de si mesmos. A estes direi que a Luz de aqui falo-escrevo é também exactamente isso: o seu próprio conhecimento e força de construção. Assim, seja você uma pessoa mais racional ou uma pessoa mais espiritual, a proposta de caminho que aqui lhe deixo é uma proposta pragmática e universal. Que será tanto ou mais espiritual, tanto ou mais racional, conforme o seu próprio sistema de crenças ...

Mudança – O eterno caminho humano

Mudança – O eterno caminho humano (artigo publicado na Revista Saúde Actual - Nov/Dez 2024) "A mudança é a essência da vida." Reinhold Niebuhr A vida é mudança, evolução, crescimento, expansão. Aceitar e abraçar a vida é abrirmo-nos a esse crescimento, a essa constante mudança. A mudança de aspectos da nossa personalidade é sempre um tema controverso que gera, por vezes, discussões acesas - completamente desnecessárias, a meu ver. Isto porque há quem defenda acerrimamente a ideia de que as pessoas não mudam, elas apenas são como são e vão-se revelando ao longo do tempo. E, por outro lado, há quem defenda que as pessoas mudam e que em alguns casos até devem de mudar. No entanto, a discussão não se coloca entre se as pessoas mudam ou não mudam, mas sim na constatação biológica que todo o ser vivo tem um potencial adaptativo e evolutivo - como tal, tem um potencial ou possibilidade de mudança. "Mas se assim é, porque é que algumas pessoas parecem ficar cristalizadas e por ...

Os 10 mandamentos e os 7 pecados mortais ou as 10 directivas e as 7 virtudes da nova ordem

Estes são os 10 mandamentos 1- Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas. 2- Não invocar o santo nome de Deus em vão. 3- Santificar os Domingos e festas de guarda. 4- Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores). 5- Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo). 6- Guardar castidade nas palavras e nas obras. 7- Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo). 8- Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo) 9- Guardar castidade nos pensamentos e desejos. 10- Não cobiçar as coisas alheias Estes são os 7 pecados mortais 1-Arrogância; 2-Inveja; 3-Ira; 4-Preguiça; 5-Avareza; 6-Gula; 7-Luxúria; --- Estas são as 10 directivas da nova ordem 1- Adorar a Deus, reconhecê-lo e amá-lo em todas as coisas, em todos os seres; 2- Invocar o nome de Deus sempre que quiser no sentido do bem, da justiça e do equilíbrio; 3- Santificar e glorificar cada dia; 4- Honrar pai e mãe, os velhos, ...