2006/08/10

Nós os Super-Heróis

Recentemente o Sci-Fi Channel fez um casting para o seu reality show "Who Wants to Be a Super Hero". Centenas de candidatos a super herói surgiram com os mais variados nomes e poderes - a Vingadora Amazona, o Homem-Terra, o Energizer, o Relâmpago, o Falador, etc. etc.

Pessoas completamente vulgares com as mais diversas profissões desde designers, vendedores, professores e até psicólogos, avançaram de peito aberto para este casting e quando confrontadas com uma equipa de televisão "vendiam" de forma convincente - uns mais que outros - os seus poderes.

Quantos de nós não tiveram - ou têm - essa fantasia ? De ser um super herói ou heroína, de ter super poderes, ser forte como o aço, voar como os pássaros...

Será porque precisamos de nos sentir em algum momento mais fortes do que habitualmente somos ? Mais fortes que os outros ? Diferentes do resto do mundo ? De nos sentirmos superiores ?

Ou será porque precisamos de acreditar em nós ? Será porque precisamos saber que temos uma identidade secreta e poderosa que podemos usar sempre que quisermos ?

Será ?

Ou será porque precisamos de acreditar que conseguimos ser algo completamente diferente - ou mesmo oposto - daquilo que habitualmente somos ?

Será que é porque gostamos de saber que podemos activar uma identidade secreta, poderosa , fantástica, dentro de nós ?

Não será, pura e simplesmente, porque ainda não desenvolvemos os nossos super-poderes de forma suficiente e pensamos apenas nos que não temos ?

Será ?

Será que aquilo que pensamos serem virtudes simples ou características da nossa personalidade - algo como a paciência, a persistência, o empenho, a generosidade, a compaixão ou a ambição - não são apenas caminhos para aquilo que podemos desenvolver ainda mais e usar ?


(o que eu mais admirava era o capitão Marvel que evocava os seus poderes através da palavra Shazam! , lembro ainda hoje o livro gigante que os meu pais me ofereceram com as aventuras dele - e já passaram 30 anos !)