Vivemos num mundo onde a informação é energia. Energia que cria emoções, sentimentos, pensamentos, opiniões, atitudes e comportamentos.
É por isso que a informação é tão valiosa neste nosso tempo de pensamentos e atitudes. É também por isso que a devemos encarar com um filtro de equilíbrio para connosco próprios, não nos facilitando a nós mesmos leituras imediatistas que nos comprometem numa única perspectiva, cegando-nos a todas as outras possíveis.
A verdade é que inevitavelmente escolhemos sempre uma, mas se a escolhemos que a escolhamos de uma forma relativa num exercício permanente de abertura à mudança e adaptação em função de novos dados e novas informações.
Raras são as vezes hoje na nossa sociedade em que conhecemos toda a informação, todo o contexto e todas as variáveis para podermos decidir de forma definitiva a nossa atitude para com essa verdade. Em função dos nossos valores de vida.
E porque raras são essas vezes deixo esta sugestão de trabalho interior que eu próprio muitas vezes sigo:
- os meus sentimentos e as minhas emoções são em função da verdade que conheço;
- raramente conheço toda a verdade mas posso escolher sempre uma perspectiva;
- na escolha dessa perspectiva, defendo-a mas não me fecho a receber mais informação para enriquecer a consolidação ou mudança dessa mesma perspectiva.
A verdade é que por vezes eu próprio me esqueço deste meu trabalho e desta minha auto-directiva, mas é também por isso que este blog existe.
Para este leitor de mim que sou também eu próprio.
---
"Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema."
Pablo Picasso
Comentários
Abraço
:)
Xi