Avançar para o conteúdo principal

Encontro comigo mesmo



Dou por mim a questionar-me: quem é aquele indivíduo ali no espelho ? Estranha forma de ser e de viver.
Não o encaixo em nenhum formato daqueles que me andam a vender. Sinto-me peça de puzzle em puzzle enganado. Sinto-me girassol, no meio de malmequeres. Sinto-me gota de água em garrafão de azeite.
Que estranho ! Aterrei no sítio errado. Ou terei aterrado antes de tempo, fora de tempo ?!
E agora que faço ?
Não posso mudar de puzzle, dizem-me que este é o único que existe. Não posso mudar de canteiro, vejo malmequeres até onde as minhas pétalas brilham. À minha volta é só azeite, nem gota de mel ou vinho.
Que estranho ! E agora que faço ?
Sinto-me só e com medo.

Dou por mim a questionar-me: quem é aquele indivíduo ali no espelho ? Estranha forma de ser e de viver.
Encaixo-o em todo o lado, não tem arestas nem formas diferentes. Amorfo como todos as outras peças daquele estranho puzzle que mais parece um painel de monótonos mosaicos. Sinto-me malmequer no meio de malmequeres, quase preferia ser erva daninha. Sinto-me gota de azeite indefinida, cruzada e misturada com outras tantas iguais a mim numa outra grande gota. Oh amado mel, vinho e água, tão belos e tão diferentes.
Que estranho ! Aterrei no mesmo e mesmo sítio. Ou nem terei descolado ? Mantive-me aqui neste presente ?! E agora que faço ?
Não posso mudar de puzzle, dizem-me que este é o único que existe. Não posso mudar de canteiro, vejo malmequeres até onde as minhas pétalas brilham. À minha volta é só azeite, nem gota de água, mel ou vinho.
Que estranho ! E agora que faço ?
Sinto-me só e com medo.
---
"O homem sensato adapta-se ao mundo. O homem insensato insiste em tentar adaptar o mundo a si. Sendo assim, qualquer progresso depende do homem insensato."

Comentários

Xicha disse…
Para alem de muitos outros Freddy Mercury (e porque foi dele que me lembrei enquando lia) pode muito bem ser um exemplo para este texto, tão esclarecedor...
Abraço
XI
Anónimo disse…
Será esta uma das materializações da eterna insatisfação que tanto nos caracteriza (e às vezes incomoda) ? Saudações
Anónimo disse…
Adorei o texto Mário, continuo a passar por aqui para ver as tuas “provocações” ;)
Anónimo disse…
Sensato é aquele que sabe a diferença entre o ter de se adaptar e o ter de fazer adaptações à sua volta.
Anónimo disse…
Estarei algures pelo meio - ora de um lado do espelho ora do outro.
Anónimo disse…
Todo aquele que finalmente descobre que não está no Mundo mas antes que o MUNDO ESTÁ DENTRO DE SI com toda a certeza que não se confronta com esse problema.
Pois... eu sei... é libertador...
Eu cá já deixei de estar no Mundo há já algum tempo...hum... digamos que hoje consigo perceber que simplesmente o MUNDO ESTÁ DENTRO DE MIM!
E é um MUNDO MARAVILHOSO!!!

Um LINDO E IMENSO CÉU AZUL para Ti e para quem mais Tu quiseres
Agora é que eu fiquei "perdida"!!!fiquei sem palavras quando li os outros comentários! Nem aqui me encaixo no puzzle... De facto sinto-me muito diferente e tento a cada dia adaptar-me ao mundo onde aterrei desta vez. E tantas vezes me pergunto: mas porque raio não posso ser diferente? é assim tão errado ser girassol? Eu gosto de ser girassol! Lamento, mas insisto em lutar pelos meus sonhos e em acreditar que posso concretizá-los mesmo que o resto do mundo pense que não! e mesmo que isso me torne tão diferente...
Lamentas ? Então mas porque haverás tu de lamentar porque queres lutar ? Encaixar ? Mas porque haverias tu de encaixar ?
Só haverás de fazer o que faça sentir bem. Lamenta-te se não o fizeres.
Anónimo disse…
Sempre me senti girassol! E por vezes mesmo, peça de um puzzle inexistente. Por vezes é desgastante, mas muito gratificante, também.
Não há que encaixar, mas sim que respeitar o que nos rodeia.
Girassois, margaridas, gerberas, malmequeres, água, azeite, vinho, puzzles e mosaicos do mundo uni-vos pela diversidade dos quereres e pela ecologia da felicidade.

Ass.: Tulipa em gelo de pixeis
Anónimo disse…
Não me encontro comigo mesma, mas cada vez que me procuro acabo por me reconstruir.
Fica bem
Anónimo disse…
Este gelo de pixeis pode transmitir tanto calor e beleza ...
Anónimo disse…
E cada vez que me reencontro nesta inquietude, me reconstruo.

Abraço meu caro amigo
M. L. disse…
O puzzle tem muitas camadas.1-nevoeiro,peças muito complicadas (trânsito em hora de ponta!)2-não há ruas e crescem jardins no telhado das casas.3-vêem-se à transparência os pensamentos!4-o puzzle encaixa naturalmente.5-com os cinco dedos de uma mão trabalhas a tua escultura e com a outra movimenta-a.E numa história sem fim joga voando em liberdade hoje flor, amanhã nuvem,agora arco-íris. Obrigada M R
Obrigado Jorge, ML, Fernanda, Diana. Obrigado :)
Anónimo disse…
Good brief and this enter helped me alot in my college assignement. Say thank you you for your information.

Mensagens populares deste blogue

Um caminho para a Luz, apenas um caminho...

Falamos e ouvimos falar tanto da Luz. De uma Luz. Uma Luz que nos ilumina, que nos acompanha, que está dentro de nós. Para alguns essa Luz é Deus, para outros o Universo, a força do Universo, a Energia Universal, o Ki, o Amor, a Paz. A Luz é tanto em nós e quanto mais nos sentimos no seu caminho mais a enriquecemos conceptualmente, tornando-a mais rica e poderosa. Para outros que se sentem distantes deste conceito, admitir a possibilidade de uma Luz, que ilumina e acompanha o seu ser é uma proposta de alienação do seu próprio conhecimento ou auto-construção. É algo que não faz sentido porque os distrai de si mesmos. A estes direi que a Luz de aqui falo-escrevo é também exactamente isso: o seu próprio conhecimento e força de construção. Assim, seja você uma pessoa mais racional ou uma pessoa mais espiritual, a proposta de caminho que aqui lhe deixo é uma proposta pragmática e universal. Que será tanto ou mais espiritual, tanto ou mais racional, conforme o seu próprio sistema de crenças

Mudança – O eterno caminho humano

Mudança – O eterno caminho humano (artigo publicado na Revista Saúde Actual - Nov/Dez 2024) "A mudança é a essência da vida." Reinhold Niebuhr A vida é mudança, evolução, crescimento, expansão. Aceitar e abraçar a vida é abrirmo-nos a esse crescimento, a essa constante mudança. A mudança de aspectos da nossa personalidade é sempre um tema controverso que gera, por vezes, discussões acesas - completamente desnecessárias, a meu ver. Isto porque há quem defenda acerrimamente a ideia de que as pessoas não mudam, elas apenas são como são e vão-se revelando ao longo do tempo. E, por outro lado, há quem defenda que as pessoas mudam e que em alguns casos até devem de mudar. No entanto, a discussão não se coloca entre se as pessoas mudam ou não mudam, mas sim na constatação biológica que todo o ser vivo tem um potencial adaptativo e evolutivo - como tal, tem um potencial ou possibilidade de mudança. "Mas se assim é, porque é que algumas pessoas parecem ficar cristalizadas e por

"Deu-lhe o amoque !"

Já ouviram com certeza esta expressão atribuída a alguém que não estaria nas suas melhores condições psicológicas. O que provavelmente não saberão é que este "amoque" é, de facto, um "amok". "Amok" é a palavra malaia que significa "louco de raiva". Muitas vezes usada de forma coloquial e em contexto menos violento, esta expressão define um comportamento sociopata em que um indivíduo, sem qualquer antecedente de violência, se mune de uma arma e tenta ferir ou matar alguém que apareça à sua frente. Estas crises de "amok" eram normalmente "curadas" com a morte do indivíduo em causa.