2008/04/10

Pergunta: Porque é que os monges tibetanos andam tão violentos ?

Resposta: Porque os "monges" tibetanos são soldados chineses vestidos de monges. Nem sempre o hábito faz o monge.

(ler mais)

Através duma foto colhida por agentes secretos ingleses, é revelado como soldados do exército chinês, devidamente fardados, transportam consigo as vestes características dos monges budistas tibetanos. Terão sido estes os tais monges tibetanos que se envolveram em conflitos violentos "contra" os próprios camaradas fardados do exército ocupante ?

(obrigado Manuela)

5 Comments:

Anonymous Diana said...

Sem querer parecer demasiado pragmática e insensivel, gostaria de dizer o seguinte:
1. Reconheço a possibilidade de soldados chineses usarem vestes de monges tibetanos;

2. Todavia, também, considero possivel que monges tibetanos sejam detentores de capcidades de diversas artes marciais. De facto, artes como Qigong, Tai Chi e Kung Fu foram desenvolvidos em templos budistas e taoistas ao longo dos séculos. Pretendiam exercitar corpo e mente, com o intuito, numa vertente mais terra a terra, de se protegerem de animais selvagens e de saqueadores, e ainda na de evolução e desenvolvimento pessoal e energético.
3. Já tive oportunidade de visitar alguns templos budistas e fiquei um pouco desiludida. Tal como o nosso vaticano, tb, os actuais templos budistas, são espaços um pouco "comerciais". São poucos os que mantêm a essência e o espirito de Buda ou do Tao. Aliás, também, nas outras religiões, os seus mensajeiros e praticantes cometem actos pouco dignificantes ou não coerentes com o seu cargo e postura que devem manter.
4. Aliás, actualmente, é no Ocidente que se dá mais relevância e estudo cuidado destas práticas. Podemos até fazer a analogia do que acontece no Ocidente aos ensinamentos cristãos, o mesmo sucede no Oriente com os ensinamentos budistas, cairam em desuso na maioria da população. Conheço chineses que vivem na China e estão absolutamente fascinados com a sua recente evangelização. Isto surpreende-nos e eles ficam surpreendidos com o efeito que a mensagem budista tem em nós. Interessante, não é?
5.Considero, ainda , que este tumulto que ocorre no Tibete é fruto da revolta popular e os monges são parte integrante do povo, os mais instruidos e capacitados para reivindicar e por isso o fazem, tal como sucede noutros paises que foram invadidos.
6. Acresce, ainda, o facto deste ano se festejarem os Jogos Olimpicos na China e o Mundo está mais atento, logo o timing para que os monges agissem foi propicio e estudado.

Para terminar, considero que a Crise Espiritual se estendeu também ao Oriente. Por vezes a acção torna-se necessária, é essa a natureza humana.

quinta-feira, abril 10, 2008 11:49:00 da manhã  
Blogger Maria Leonor said...

A ciência militar da estratégia,para atingir os seus fins(e a política também),iludem,confundem com os seus estratagemas.Sair deste ciclo?
É urgente.Monges e todos aqueles que sentem que o país que não fica em parte alguma é a sua pátria verdadeira,não usam de violência. Deixo aqui a esperança numa consciência dinâmica de paz de liberdade de fraternidade.

quinta-feira, abril 10, 2008 4:28:00 da tarde  
Anonymous jose barbosa said...

Esta é a prova de que nenhuma ditadura estará livre da
nova sociedade de informação - acredito e tenho esperança num novo "Big Brother" em oposição ao Orwelliano, em que cada cidadão é um vigilante activo do bom senso, da democracia e da liberdade de expressão. Tenho esperança...

quinta-feira, abril 10, 2008 5:41:00 da tarde  
Blogger Xicha said...

Por muito que me esforce não consigo compreender esta luta, com vestes ou sem elas...
Abraço
XI

quinta-feira, abril 10, 2008 5:52:00 da tarde  
Anonymous jorge a. said...

Eu ate vi um habito de monge tibetano a ser vendido numa loja chinesa ;)

domingo, abril 13, 2008 10:26:00 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home