2006/09/13

Gestão de Energia


A nossa energia é um bem, um recurso escasso. É algo para a qual deveremos fazer uma boa gestão e uma boa aplicação. Em cada dia. Todos os dias.

E é importante lembrarmo-nos disto porque na maior parte das vezes, dos momentos dos nossos dias, a aplicamos de uma forma descontrolada, aleatória, desordenada.

Não pretendo sugerir com esta lembrança que vivamos sobre o permanente domínio de um contabilista que escrutina, analisa e decide a melhor forma de aplicarmos a nossa energia, de gerarmos as nossas acções.

O que pretendo é também lembrar-me a mim próprio que a energia que consumo quando me perturbo com alguém ou com alguma situação é normalmente superior à que iria consumir para resolver essa situação ou comunicar com essa pessoa de forma calma, tranquila e construtiva.

Será por isso importante lembrarmo-nos que numa fracção de segundo podemos activar os nossos circuitos para a solução, para a comunicação. E não nos consumirmos na recriminação, na culpa ou no incómodo.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A maior parte das vezes esquecemo-nos da capacidade enrgética que temos, das nossas potencialidades. O dia a dia, os desenganos, as frustações,os medos...são avassaladores. Quando damos por nós sentimo-nos fracos e, mais uma vez, levantamo-nos e recuperamos energias! "Força", dizem-nos.

terça-feira, setembro 19, 2006 12:23:00 da manhã  
Blogger Mário Rui Santos said...

talvez melhor que ouvirmos dizer, seja mesmo dizermo-nos a nós próprios

terça-feira, setembro 19, 2006 10:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Acho que agora tocaste no grande defeito da minha personalidade...estou sempre à espera que as pessoas me digam.
"Gosto de ti, és porreira, és gira, estás muito mais magra, força, coragem...".
A auto-estima e a motivação não são de todo o meu forte...

terça-feira, setembro 19, 2006 11:13:00 da tarde  
Blogger Mário Rui Santos said...

talvez não seja um defeito, mas sim uma particularidade

quarta-feira, setembro 20, 2006 8:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Simpático :)

Particularidades defeituosas...

quinta-feira, setembro 21, 2006 2:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Simpático :)

Particularidades defeituosas...

quinta-feira, setembro 21, 2006 2:14:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home