2007/02/05

O medo do outro sucesso


- A minha terapeuta diz que eu tenho medo do sucesso. Como tenho medo de me expor. Retraio-me. Prendo-me.
- Mas e...o teu sucesso é esse ? Também passa por te expores ?
- Acho que não...
- Então e o sucesso...o que é para ti o sucesso ? O TEU sucesso ?
- É poder escrever o que quero...Sentir que sou lido. Sentir que as pessoas me lêem. Sentir que posso viver disto. De escrever. De criar. Aparecer em público quando me apetecer.
- Só quando te apetecer ?
- Sim...mas repara: eu gosto de comunicar com as pessoas. Gosto de ler o que elas me escrevem. Gosto de lhes responder.
- Só não gostas de te expor muito ?
- Sim...é isso. Se eu pudesse ter sucesso sem me expor, isso sim...
- Então e achas que é condição indispensável do sucesso ? Tens de te expor ?
- Quer dizer...ajuda. Mas acho que não é condição indispensável.
- E como te sentirias mais feliz ? Com esse sucesso ou com o TEU sucesso ?
- ...com o MEU. Parece-me evidente.
- Faz-te sentido o teu sucesso ter um formato ? O teu formato ? Se ele é o TEU sucesso ?
- Faz-me. Mas receio que no processo depois aceite condescender...ou ter de condescender. E lá está...expor-me.
- Mas se isso acontecer, esse já não é o teu formato de sucesso, pois não ?
- ...
- E se não é o teu formato de sucesso, talvez já não seja o TEU sucesso. E o que tu queres é o TEU sucesso. Ou é o sucesso de outros, não o TEU, aquele que queres ?
- É o meu...faz sentido.
- Faz sentido então seres tu a formatar o TEU sucesso ?
- Sim.
- Provavelmente já tens na tua mente um esboço desse formato, não tens ?
- Claro.
- Então "passa-o a limpo", aproveita e revê os pormenores. Os detalhes desse sucesso. E foca-te naquilo que tens de fazer para atingir esse sucesso. O TEU sucesso. Foca-te no que te leva a esse TEU sucesso. Não naquilo que te faz fugir dos outros sucessos.

7 Comments:

Blogger Mário Rui Santos said...

Sucesso é o que tu quiseres. O que tu quiseres agora, daqui a 5 minutos ou amanhã. O formato que pode ter é dinâmico, adaptável, cresce...é o que te faz ir para norte em vez de ir para sul, mas que amanhã te faz decidir exactamente o contrário.

O sucesso não é uma coisa do futuro é de agora. E é o que tu quiseres. Não o vejo no fim de um caminho, reconheço-o nas passadas que vou dando.

segunda-feira, fevereiro 05, 2007 7:07:00 da tarde  
Blogger Mário Rui Santos said...

e obrigado ao Paulo por me ter lembrado disto...

quarta-feira, fevereiro 07, 2007 10:58:00 da manhã  
Blogger Marlene Maravilha said...

Taí. Gostei disso!
Parabéns pelo blog!

quarta-feira, fevereiro 07, 2007 7:28:00 da tarde  
Blogger Xicha said...

Abraço sentido
BOM FIM DE SEMANA
XI

sexta-feira, fevereiro 09, 2007 1:28:00 da tarde  
Blogger Mário Rui Santos said...

bons fins de semana

domingo, fevereiro 11, 2007 8:12:00 da tarde  
Blogger Mário Rui Santos said...

Ao fim de algum tempo aqui vim parar a este texto que escrevi em 2007. Mantém-se actual :)

quarta-feira, março 10, 2010 12:51:00 da tarde  
Blogger Mário Rui Santos said...

Ainda actual :)

quinta-feira, setembro 16, 2010 12:16:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home