2007/09/27

O copo


Se alguém te colocasse à frente do nariz de forma brusca um copo vazio quando tinhas um jarro de água na mão ? Sentirias isso como um ataque, uma agressão ?
Sentirias que devias gritar com esse alguém para te tirar o copo da frente, e se não o fizesse partir-lhe-ias o copo ?

Não fazias isso pois não ? Eu sei que não.
Também do mesmo modo quando alguém te contacta ou confronta de uma forma um pouco mais agressiva a mensagem que ela te transmite não é a de agressão. Ela não quer agredir-te, ela pede-te ajuda.

Essa pessoa não tem uma energia negativa que procura descarregar sobre ti. Ela está vazia de energia e tu tens a responsabilidade de a ajudar a preencher esse vazio. Afinal tu tens o jarro na mão.
E o mais interessante é que o teu jarro nunca irá ficar vazio. Porque quando tu a ajudas a preencher o vazio o que acontece é que da mesma forma que quando acendes uma luz também tu ficarás com luz.

---
"A natureza recusa o vazio."
Plutarco

8 Comments:

Blogger African Queen said...

Sim, acho isso e tento agir em conformidade :) Mas nunca te pareceu que certas pessoas cada vez te acenam mais com o copo para tu o encheres e nunca se interessam por saber onde está a torneira, ainda que muitas vezes esteja muito perto delas? Isso a mim chateia-me um bocadito e fico sem saber se estou a ajudar ou a perpectuar uma dependência.

quinta-feira, setembro 27, 2007 11:55:00 da manhã  
Blogger Mário Rui Santos said...

Isso acontece, mas quando isso acontece o que me parece é que lhes estamos a encher o copo errado.

quinta-feira, setembro 27, 2007 12:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É como dizes temos de ter atenção aos copos que enchemos - de resto faz sentido. Mais do que aquelas tretas de que temos de nos proteger das energias negativas, etc...

quinta-feira, setembro 27, 2007 6:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Ela está vazia de energia e tu tens a responsabilidade de a ajudar a preencher esse vazio."

Isto é uma grande verdade, mas não podemos fazer nada se a pessoa não quizer.. e eu encontro pessoas que querem.. e essas também enchem o meu copo quando os cansaços impedem as compreenções de algumas coisas.. mas encontro muitas outras que sem a pena de si mesmas não conseguem vislumbrar forma de (tentar) captar atenções.. e só pode ser ajudado aquele que quer ser ajudado..

quinta-feira, setembro 27, 2007 10:42:00 da tarde  
Blogger Mário Rui Santos said...

Mas sabes GV mesmo aqueles que não querem ser ajudados nós podemos ajudar. E não precisamos de nos impor, precisamos apenas de pensar que o melhor lhes irá acontecer - seja ele qual for.

sexta-feira, setembro 28, 2007 2:27:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Desse modo, sempre..

quarta-feira, outubro 03, 2007 9:00:00 da tarde  
Blogger Mário Rui Santos said...

:)

quinta-feira, outubro 04, 2007 12:24:00 da tarde  
Blogger Mário Rui Santos said...

Este é um blog vivo, de partilha e de co-construções de alternativas aos formatos e aos paradigmas existentes.
A sua vida depende não só de mim mas de quem o visita, de quem o lê e de quem o comenta.
Todos os comentários são lidos - mesmo nos textos mais antigos - e, sempre que se justificar também os comentarei.
Por isso verão na maior parte dos textos este meu comentário e esta minha explicação - a sua presença é uma prova de que o blog está vivo e de braços abertos para a vossa mais que bem-vinda partilha.
Esse comentário pode ser feito directamente nesta página, mas se tiver problemas de ordem técnica envie-me por favor o seu comentário identificando o nome do texto que quer comentar para comments@hipnozz.com e eu publicá-lo-ei com o seu conhecimento.
Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário.
Volte sempre :)

quinta-feira, outubro 04, 2007 12:24:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home