A especificidade de cada ser humano é uma das suas mais fantásticas características. É o que dá cor, contraste e interesse à diversidade da nossa espécie. Não precisamos de concordar todos uns com os outros, não precisamos de gostar de tudo o que os outros gostam, nem fazer aquilo que todos os outros fazem. Precisamos apenas de respeitar.
E somos grandiosamente específicos, orgulhamo-nos disso. Gostamos da nossa especificidade, da nossa diferença e surpreendemo-nos satisfeitos com alguns pontos de concordância com os outros. Identificamo-nos e reforçamos as nossas convicções com essas concordâncias.
É, no entanto, importante para o equilíbrio das especificidades existirem algumas generalizações. São referências ou indícios. Mas acima de tudo essas generalizações deverão, também, respeitar as especificidades de cada.
Deixarmo-nos colocar rótulos generalizantes, ou colocarmos rótulos nos outros, é fechar o livro da nossa vida, da vida de cada pessoa, de forma antecipada e - geralmente - errada.
Comentários
Idiot Princess