2007/01/24

Generalizações e especificidades


A especificidade de cada ser humano é uma das suas mais fantásticas características. É o que dá cor, contraste e interesse à diversidade da nossa espécie. Não precisamos de concordar todos uns com os outros, não precisamos de gostar de tudo o que os outros gostam, nem fazer aquilo que todos os outros fazem. Precisamos apenas de respeitar.

E somos grandiosamente específicos, orgulhamo-nos disso. Gostamos da nossa especificidade, da nossa diferença e surpreendemo-nos satisfeitos com alguns pontos de concordância com os outros. Identificamo-nos e reforçamos as nossas convicções com essas concordâncias.

É, no entanto, importante para o equilíbrio das especificidades existirem algumas generalizações. São referências ou indícios. Mas acima de tudo essas generalizações deverão, também, respeitar as especificidades de cada.

Deixarmo-nos colocar rótulos generalizantes, ou colocarmos rótulos nos outros, é fechar o livro da nossa vida, da vida de cada pessoa, de forma antecipada e - geralmente - errada.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este texto faz-me lembrar qualquer coisa.. O Tentarmos agradar a Gregos e a Troianos, para evitar conflitos. Mas eles são necessários para a liberdade da nossa especificidade, e para o nosso equílibrio.

Idiot Princess

quinta-feira, janeiro 25, 2007 12:50:00 da manhã  
Blogger Paula NoGuerra said...

O frustrante é qdo fazemos o NOSSO melhor e mesmo assim recebermos criticas de todos os lados... abraço as diferenças dos outros mas na maioria do tempo tenho dificuldade em me aceitar a mim propria...farei sempre o MEU melhor!!

terça-feira, janeiro 30, 2007 2:01:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home