Avançar para o conteúdo principal

Muito riso, muito siso


Alguém me disse uma vez, quando eu tinha 10 anos, que ria demais. Que mostrava demais os dentes. Que devia ter juízo. Muito riso, pouco siso. E outras aberrações do género.
Não me lembro do nome de tal criatura. Criatura pouco habilitada decerto e pouco dada ao saber de que a felicidade e o sorriso de uma criança é uma flor que se cuida e se faz crescer. Que ajuda a trazer luz a este mundo.
Aquela era apenas uma criatura estranha, que ecoava o que outrora alguém lhe havia dito, e de quem já nem lembro o nome. Não porque não quero, mas apenas porque depois dela já sorri e ri tanto que lhe amareleci a foto da memória e o nome escrito a lápis de má qualidade se apagou.
Hoje muitas vezes em frente a tristes carrancudos, também muitas vezes me lembro das tristes palavras dessa pobre criatura, que de memória não será merecedora mas de compaixão sim, certamente.
E perante esses pobres tristes carrancudos - grupo no qual me insiro de vez em quando - não sorrio nem me rio sozinho - sorrimos e rimos os dois: eu e o Mário de 10 anos. Juntos num abraço de gargalhadas.

(obrigado Ana)

---
"Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror."
Charlie Chaplin

Comentários

Anónimo disse…
Rir e chorar são duas das mais poderosas e terapêuticas ferramentas que possuímos :)
Paula noguerra disse…
E realmente é o riso o melhor remedio para todos os males...
Eu faço rir muita gente, com as minhas palhaçadas, e é o que mais prazer me dá... tento me rir dos meus próprios disparates e de tudo o que me possa fazer chorar...
Ainda bem que te ris ... continua a rir e a SORRIR!

Com mto carinho****
Anónimo disse…
Rir é O remédio ;)
Anónimo disse…
Uff! que alívio!!! Já me sinto "mais normal".
Com frequência sou acusada de rir demais e demasiado alto, dando-me a entender que isso é sinónimo de leviandade relativamente aos assuntos tratados.
Eu, que sou teimosa que nem mulas - talvez porque os meus pais tinham uma e aprendi com ela!!!! - tenho continuado a insistir...
E de facto, apesar de alguns executivos me considerarem "diferente" -
para não dizer "anormal" - Sinto-me muito bem com essa teimosia.
Obrigado por dar razão a este meu sentimento.
Anónimo disse…
...e chorar a rir ? há melhor ? ;)
Anónimo disse…
O meu sorriso é lindo.
O meu sorriso é para as pessoas o mesmo que o sol é para as flores.
Estou a sorrir e vou sorrir sempre.
Anónimo disse…
Há aqui um comentário que adoro...
Sentir a dor nos músculos de chorar a rir, é mesmo o máximo!! Adoro sentir as lágrimas de tanto rir!!

E parece que a música bate certo com uma dose de alienação e glamour à mistura, de mentes envolvidas no mesmo humor e motivos de descontracção,

uma atmosfera de tequilla ou champagne; luminosidade reduzida com candeeiros de mesa, com o piano no palco...
e uma nuance de cabaret saudável...
o carmin nas paredes e padrões floreados em "gradient"...a aquecer o espaço.

A Diva gorda de boquilha a transbordar sedução que "ostenta" a lingerie rendada, os buracos acidentais nos collants e os sapatos de salto grosso...

Com o devido programa e texto de tiques secretos a fazer rir até chorar....
Só de imaginar, apetece-me rir!!
;)
Anónimo disse…
“Smile and the world will smile with you” :)
Smile and the world will smile with you.
Laugh and the stars will laugh you back.
Anónimo disse…
O sorriso rejuvesnece o espírito e os carrancudos não querem perceber mas têm inveja e por isso ficam ainda mais carrancudos..
Os carrancudos só o são provisoriamente ;)
Este é um blog vivo, de partilha e de co-construções de alternativas aos formatos e aos paradigmas existentes.
A sua vida depende não só de mim mas de quem o visita, de quem o lê e de quem o comenta.
Todos os comentários são lidos - mesmo nos textos mais antigos - e, sempre que se justificar também os comentarei.
Por isso verão na maior parte dos textos este meu comentário e esta minha explicação - a sua presença é uma prova de que o blog está vivo e de braços abertos para a vossa mais que bem-vinda partilha.
Esse comentário pode ser feito directamente nesta página, mas se tiver problemas de ordem técnica envie-me por favor o seu comentário identificando o nome do texto que quer comentar para comments@hipnozz.com e eu publicá-lo-ei com o seu conhecimento.
Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário.
Volte sempre :)

Mensagens populares deste blogue

Um caminho para a Luz, apenas um caminho...

Falamos e ouvimos falar tanto da Luz. De uma Luz. Uma Luz que nos ilumina, que nos acompanha, que está dentro de nós. Para alguns essa Luz é Deus, para outros o Universo, a força do Universo, a Energia Universal, o Ki, o Amor, a Paz. A Luz é tanto em nós e quanto mais nos sentimos no seu caminho mais a enriquecemos conceptualmente, tornando-a mais rica e poderosa. Para outros que se sentem distantes deste conceito, admitir a possibilidade de uma Luz, que ilumina e acompanha o seu ser é uma proposta de alienação do seu próprio conhecimento ou auto-construção. É algo que não faz sentido porque os distrai de si mesmos. A estes direi que a Luz de aqui falo-escrevo é também exactamente isso: o seu próprio conhecimento e força de construção. Assim, seja você uma pessoa mais racional ou uma pessoa mais espiritual, a proposta de caminho que aqui lhe deixo é uma proposta pragmática e universal. Que será tanto ou mais espiritual, tanto ou mais racional, conforme o seu próprio sistema de crenças

Mudança – O eterno caminho humano

Mudança – O eterno caminho humano (artigo publicado na Revista Saúde Actual - Nov/Dez 2024) "A mudança é a essência da vida." Reinhold Niebuhr A vida é mudança, evolução, crescimento, expansão. Aceitar e abraçar a vida é abrirmo-nos a esse crescimento, a essa constante mudança. A mudança de aspectos da nossa personalidade é sempre um tema controverso que gera, por vezes, discussões acesas - completamente desnecessárias, a meu ver. Isto porque há quem defenda acerrimamente a ideia de que as pessoas não mudam, elas apenas são como são e vão-se revelando ao longo do tempo. E, por outro lado, há quem defenda que as pessoas mudam e que em alguns casos até devem de mudar. No entanto, a discussão não se coloca entre se as pessoas mudam ou não mudam, mas sim na constatação biológica que todo o ser vivo tem um potencial adaptativo e evolutivo - como tal, tem um potencial ou possibilidade de mudança. "Mas se assim é, porque é que algumas pessoas parecem ficar cristalizadas e por

"Deu-lhe o amoque !"

Já ouviram com certeza esta expressão atribuída a alguém que não estaria nas suas melhores condições psicológicas. O que provavelmente não saberão é que este "amoque" é, de facto, um "amok". "Amok" é a palavra malaia que significa "louco de raiva". Muitas vezes usada de forma coloquial e em contexto menos violento, esta expressão define um comportamento sociopata em que um indivíduo, sem qualquer antecedente de violência, se mune de uma arma e tenta ferir ou matar alguém que apareça à sua frente. Estas crises de "amok" eram normalmente "curadas" com a morte do indivíduo em causa.