2006/11/29

Anatol, o optimista

A vida não tinha corrido muito bem a Anatol. E continuava a correr de forma pouco interessante.
Poucas coisas positivas tinham sucedido na sua vida.
No entanto, Anatol era um homem feliz. E, estranhamente, só se lembrava das situações que o faziam feliz. Mantinha um sorriso inexpugnável, indestrutível, no seu rosto. Apesar de todos na sua aldeia lhe irem dizendo: "Anatol, tens de ser mais negativo. A vida não é só alegrias, sabes... Se hoje o dia te corre mal amanhã, provavelmente, ainda será pior."

Mas Anatol, numa teimosia idiota perante os olhos dos seus conterrâneos, persistia em sorrir e lembrar-se apenas dos momentos felizes da sua vida. Era um homem que gostava de si e do pouco mas bom que a vida lhe tinha dado. Aos olhos dos da sua aldeia era um caso perdido. Um caso de alta auto-estima. E nem sequer os anciãos conseguiam, com os seus sábios conselhos, despertá-lo para a dura e negativa realidade. Começavam a preocupar-se com ele e com a comunidade.

Um homem com uma auto-estima e boa disposição assim poderia ser um perigo para aquela aldeia e para todos os que nela viviam. Há séculos, desanimados e tristes mas confortáveis porque sabiam que sempre tinha sido assim e que para sempre assim deveria ser.

Os anciãos fizeram-lhe mezinhas, deram-lhe infusões, mas a Anatol parecia que nada conseguia piorá-lo. A situação era grave, preocupante. O bem estar interior daquele indivíduo não poderia continuar.

Decidiram expulsar Anatol da aldeia. Mantê-lo longe, bem longe. Bem como a sua boa influência.

E todos naquela aldeia viveram infelizes, para sempre.

Bem.. Para sempre, para sempre não.
Houve um dia em que Anatol veio visitar a sua aldeia, mas essa já é outra história.

3 Comments:

Blogger Xicha said...

À realmante pessoas que não gostam de nos ver bem, alegres interiormente e porquê ? porque a carga negativa que tansportam é tão grande que se anulam a eles próprios para serem pessoas que não são e depois sofrem com isso e mais grave de tudo é que até parece que gostam ...porque algumas delas não fazem nada para mudar isso...

Xi

quarta-feira, novembro 29, 2006 11:31:00 da manhã  
Blogger Mentes Ocupadas... said...

Realmente as pessoas que nos rodeiam lidam mal com as pessoas que vivem com o eterno sorriso de uma criança...

quarta-feira, novembro 29, 2006 10:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É muito importante termos força interior, mas qd n temos com kem partilha la.... ela nem sempre importa... A aolidao destroi qualquer autro estima e 1 sorriso... Raquel

sexta-feira, dezembro 01, 2006 8:26:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home