2006/11/16

Ter razão ou ser feliz ?


Oito da noite numa avenida movimentada.

O casal já está atrasado para jantar em casa de uns amigos. A morada é nova, bem como o caminho que ela consultou no mapa antes de sair.

Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem.

Percebendo que além de atrasados, poderão ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado.

Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto volta para trás. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados.

Mas ele ainda quer saber: "Se tinhas tanta certeza de que eu estava a ir pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais..."
E ela diz:"Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!"

--
Esta pequena história foi contada por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a situação para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não.

A razão, se a tivermos, teremos sempre e os momentos de felicidade nunca são demais.

(obrigado ao C.Ramos)

4 Comments:

Blogger Xicha said...

Eu cheguei a gastar muita energia fazendo precisamente isto, tão errada que estava é certo, hoje percebo bem quanta energia foi despendida para nada ...prefiro ser feliz sem dúvida
Abraço
Xi

sexta-feira, novembro 17, 2006 12:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu concordo plenamente, isso do preferir ser feliz ao ter razão... no fundo todos têm razão mas de nada vale fazer "guerra" por causa disso.
Lindissimo! Parabens!!
Um beijinho grande
Paula******

sexta-feira, novembro 17, 2006 4:04:00 da tarde  
Blogger Mentes Ocupadas... said...

... a razão...!? Pergunto-me o que é a razão, se sou eu que a tenho ou não! Penso que não! Temos todos a razão (o racional), mas a emoção... isso não!
(Não é por acaso que alguns de nós temos o QI mais ou menos desenvolvido do que o QE).

sexta-feira, novembro 17, 2006 9:41:00 da tarde  
Blogger A Flor said...

Eu tento "juntar" a razão com a felicidade que posso "provocar" nos outros!

Uma semana muito florida e colorida para ti.

Obrigadão pelas tuas visitas ao meu jardim! :D
Infelizmente de momento,estou com pouca oportunidade de estar na net, pois aqui no meu emprego está um pouco difícil! :)
Mas agradeço o teu carinho e as tuas palavras sempre tão sábias!
Beijinho :D

segunda-feira, novembro 20, 2006 4:52:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home