2006/10/11

Regras para fazer as suas regras

1) Respeite-se!
Todos nós temos um limite físico e mental. Esgotar-se,
trabalhar em demasia é quase um suicídio diário.
Conheça o seu limite e saiba parar na hora certa.

2) Organize-se!
Parece óbvio demais: faça uma coisa de cada vez!,
mas o mundo moderno tem colocado as pessoas num ritmo alucinado e reactivo.
As pessoas falam ao telemóvel, com alguém em espera, com 5 janelas abertas no computador, um monte de e-mails a descarregar...e o pior: a conduzir um carro!!!.

3) Seu corpo-seu templo!
Tudo bem, você não tem tempo para o ginásio, mas custa alguma coisa andar 10 minutos por dia, trocar a escada rolante pela escada, subir dois ou três andares pela escada?
Custa acrescentar qualidade ao seu almoço, fazer um jantar decente em vez do croquete e da bifana de todos os dias?

4) Equilibre-se!
Pare de fazer dramas ou ficar remoendo o passado. Por que fez isso, ou porque deixou de fazer aquilo não resolve nada. Guardar mágoas é ocupar espaço de forma pouco interessante. Livre-se dos "fantasmas do passado".

5) Bom humor é tudo!
Um sorriso abre portas, janelas e conquista amigos. Se você anda muito solitário(a) pode apostar que o seu sorriso anda esquecido em alguma gaveta...encontre-o.

6) Harmonize-se!
Lembre-se: fazemos parte de um todo, vivemos em sociedade e precisamos fazer o nosso melhor para que o mundo seja cada dia melhor, e isso passa pela simplicidade das gentilezas. Um por favor aqui, um muito obrigado ali, um ceder de lugar, um abrir de portas, um auxiliar quem mais precisa, saber ouvir, tudo isso faz mais efeito que a esmola em dinheiro, que a doação de roupas velhas...pense nisso.

7) Espiritualize-se! Ou interiorize-se...
Não sei qual é a sua definição de Deus, nem qual é o seu credo, mas aqueles que têm um tempo para esse encontro com esse Ser Superior, essa Luz, essa Força Interior através da oração, da meditação ou de um grupo religioso, enfrentam melhor as dificuldades, têm mais vontade de vencer, sabem onde chegar...

8) Valorize-se!
Todos nós, seja qual for o grau cultural ou social, se temos "canudo" ou não, temos um " DOM", uma habilidade que nos diferencia dos outros. Descubra os seus dons e valorize-os colocando-os ao serviço do mundo. Fazendo o seu melhor, colocando uma pitada de amor, outra de dedicação, não esperando que as pessoas reconheçam o que nem você ainda aprendeu a reconhecer. Tudo começa em si.

Por fim, ENCONTRE UM TEMPO, só para si, só para fazer algo que lhe dê prazer, ler um bom livro, tomar um banho relaxante, andar pelo campo, caminhar na praia, ou deitar na rede e deixar e observar a nuvens...
O importante é ter a certeza de que você nasceu para ser feliz, e a felicidade requer a sua atenção e DEDICAÇÃO.


(obrigado à Cristina e ao "Anjo" dela)

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Obrigada à Cristina, ao seu "Anjo" e a ti Mário, por trocares connosco estas palavras...que nos fazem reflectir.
Quando visito este blog e o fórum penso sempre que deves se realmente que deves ser uma pessoa com uma estrutura emocional fantástica para todos os dias "perderes o teu tempo" a preencher este espaço...que nos ajuda a preencher a nós também.
O meu muito obrigada!

quarta-feira, outubro 11, 2006 11:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

digo, "Quando visito este blog e o fórum penso sempre que deves ser uma pessoa com uma estrutura emocional fantástica..."

quarta-feira, outubro 11, 2006 11:26:00 da tarde  
Blogger Mário Rui Santos said...

obrigado pela parte que me cabe Alice, mas este espaço deve muito aos amigos que me visitam, me comentam, me enviam textos ou de uma ou outra forma me inspiram.

é um espaço que faz parte de mim e do qual eu faço parte, mas devo muito à Alice, à Cristina, ao Zé e ao Zé, ao Gustavo, à Maria de Lurdes, à Carolina, ao Guilherme, à Sofia, à Vespa, à Zeca, à Miuudaa, à Xicha, à Lu@, à Helena e ao outro Zé, ao Luís, ao David, ao Alberto, à Inês, aos meus alunos com quem aprendo mais do que ensino, aos anónimos e a todos os que o visitam sem comentar...mas voltam.

e olha que essa da "estrutura emocional fantástica" é um bocado forte. não me identifico muito com ela, mas eu e o meu ego agradecemos-te à mesma ;)

quinta-feira, outubro 12, 2006 11:18:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A modéstia e a humildade são duas qualidades fantásticas num ser humano...fico contente por ter alimentado o ego de alguém, acho que é importante, faz bem. E se todos nós o fizessemos mais vezes, dizendo com sinceridade aquilo que pensamos dos outros, "alimentando o seu ego", possivelmente seríamos pessoas mais felizes.
Não só por nos estarem a alimentar o ego mas principalmente por conseguirmos transmitir na realidade aquilo que pensamos dos outros, do seu trabalho, das suas conquistas, sem o guardar só pra nós, evitando a sensação
"inconsciente" de "inveja" pelo sucesso do próximo.
No final, nós próprios sentimos que não o dissemos para não alimentar o ego da outra pessoa pois dessa forma ela vai ainda ficar mais forte e melhor que nós.
Por isso mesmo, principalmente quando algo está bem feito ou tem qualidade devemos dizê-lo, o contrário já acho relativo (depende da situação).

sexta-feira, outubro 13, 2006 12:53:00 da manhã  
Blogger Mário Rui Santos said...

o meu ego, super-ego, alter-ego e outros-ego agradecem :) mas bastava dizer que gostas do que lês e partilhas aqui - é tão bom como esses elogios - abraço

sexta-feira, outubro 13, 2006 10:14:00 da manhã  
Blogger Xicha said...

E eu agradeço o facto de fazer parte deste rol de amigos
Fico mesmo muito feliz por isso mais uma vez obrigadão

Abraço
Xi

segunda-feira, outubro 16, 2006 6:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hum... gostei desta partilha, o meu obrigado também á Cristina e ao seu Anjo e a ti também.

Gostei do teu comentário à Alice e pela parte que me toca bigado, realmente a partilha é algo MARAVILHOSO e esse teu comentário lembra a quem já se esqueceu que a PARTILHA é algo muito importante no evoluir de qualquer Ser.

E por falar em partilhas, deixo aqui ficar o meu desejo de TUDO DE BOM PAR

quarta-feira, outubro 18, 2006 1:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hum... gostei desta partilha, o meu obrigado também á Cristina e ao seu Anjo e a ti também.

Gostei do teu comentário à Alice e pela parte que me toca bigado, realmente a partilha é algo MARAVILHOSO e esse teu comentário lembra a quem já se esqueceu que a PARTILHA é algo muito importante no evoluir de qualquer Ser.

E por falar em partilhas, deixo aqui ficar o meu desejo de TUDO DE BOM PARA TI... E PARA QUEM TU MAIS QUISERES.

quarta-feira, outubro 18, 2006 1:37:00 da tarde  
Blogger A Flor said...

Gostei imenso deste post! :-)

posso "copiá-lo" e postá-lo no meu jardim?.. claro que o identificarei!...
Obrigadão
ah, já vi que a Zeca tb te visita...
é bom esta aprendizagem.... uns com os outros!
Um dia MUIIIITO FELIZ e florido!

segunda-feira, outubro 23, 2006 10:42:00 da manhã  
Blogger Mário Rui Santos said...

à vontade, Flôr

segunda-feira, outubro 23, 2006 11:15:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home